ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

20/07/2004 a 26/07/2004

Notas

Publicação da Abong lançou perspectivas sobre a I CNPM

Em colaboração à I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, a Abong publicou, com o apoio, entre outros, de lideranças de ONGs e militantes dos movimentos feminista e de mulheres, de mulheres negras, índias, de direitos humanos, a revista A Abong na I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, contendo suas análises e expectativas com a I CNPM. A edição está disponível no site da Abong: www.abong.org.br.


Encontro internacional reuniu mulheres do poder público

Na noite de 15 de julho, uma mesa reuniu nove mulheres do poder público de países como Brasil, México, Cuba, Portugal, Angola e Chile, que apresentaram as experiências de suas instâncias de governo em prol das mulheres. Como ministras, deputadas e responsáveis por Conselhos e organismos para Mulheres - entre eles, o da Fedim, Unifem e Projeto Cepal -, as representantes discorreram principalmente sobre os pontos de êxito de suas experiências nacionais, dando, inclusive conselhos às brasileiras: "As conquistas, para as mulheres, não acontecem de uma vez nem são para sempre. As brasileiras precisam distinguir o que é urgente e o que é transcendente", recomendou a deputada mexicana Biatriz Paredes, da Fundação Colosio.


Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe

Em 25 de julho de 1992, foi instituído o 1o Encontro da Mulher Afro-Latino-Americana e Afro-Caribenha, na República Dominicana. Esta é uma data a ser incorporada não só na agenda das mulheres negras, mas na agenda de luta de todas e todos que acreditam que um outro mundo é possível - sem racismo e sem machismo. Mais informações, com a ONG Fala Preta!: (11) 3277-4727. E-mail: falapret@uol.com.br.

 

Perfil das delegadas e perspectivas de atuação

Durante a I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) distribuiu um questionário, a pedido da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), para as delegadas e os três delegados participantes do encontro. O intuito foi o de colher informações sistematizadas sobre o perfil das delegadas, sua inserção e avaliação no processo como um todo. Conforme o Ibam, as informações coletadas auxiliarão não só no registro e memória do processo de articulação, mas também num possível mapeamento das redes sociais e conexões estabelecidas, visando à continuidade e ao aprimoramento do diálogo, bem como à implementação e ao monitoramento de ações concretas. Mais informações, com a SPM: (61) 2104-9364. Site: www.presidencia.gov.br/spmulheres. E-mail: spmulheres@spmulheres.gov.br


Mulheres e execução orçamentária

Em edição extra do seu jornal (julho/2004), preparada como subsídio à I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFemea) analisa a execução orçamentária de 2004, de alguns programas estratégicos para a implementação de políticas públicas, que visem ao combate às desigualdades de gênero e raça. "O CFemea vem trabalhando a questão do planejamento o orçamento da União com a convicção de que é fundamental para as mulheres a luta pela destinação de recursos que garantam a efetivação de políticas públicas que assegurem os direitos conquistados e a igualdade de gênero. O momento da Conferência é privilegiado para promovermos esta discussão", anunciou a publicação, que está disponível no site do CFemea: www.cfemea.org.br.


O Ipea na I CNPM

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, na I CNPM, uma lista com a seleção de documentos de sua publicação, lançados no período de 1994 a 2004 e que tratam das questões de gênero e/ou raça, sob os mais variados enfoques. Vale a pena consultar: www.ipea.gov.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca