ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

8/02/2005 a 28/02/2005

Notas

Associadas da Abong reúnem-se no FSM 2005

A convite da Diretoria Executiva da Abong, em 27 de janeiro, mais de 30 associadas reuniram-se para discutir sobre suas ações durante o V FSM, bem como analisar algumas das diversas atividades em andamento.


Lançamentos no estande da Abong no V FSM

Com muitas publicações, materiais e produtos artesanais diversos, o estande da Abong, como de costume, recebeu milhares de visitantes durante o V FSM. A Associação lançou duas publicações neste seu espaço: o Jornal Abong - Edição Especial FSM 2005 e seu relatório Democratizar a Democracia - A Abong em 2004. Além disso, o Instituto Socioambiental (ISA) promoveu no estande da Abong, em 28 de janeiro, mais um lançamento do seu Almanaque Brasil Socioambiental. Mais informações: www.abong.org.br e www.isa.org.br.


Grandes Fóruns antecedem o V FSM

O IV Fórum Social Pan-Amazônico (FSPA), o I Fórum Social Mundial da Saúde (FSMS) e o Fórum Social das Migrações foram três dos grandes eventos que antecederam o FSM, reunindo muitas e importantes representações, ONGs, redes e movimentos. Diversidade, soberania e paz foram os lemas do IV FSPA (www.ivforumpan.com.br), ocorrido no período de 18 a 22 de janeiro, em Manaus (AM). Com 1,5 mil pessoas na sua marcha de abertura e mais de 5 mil presentes nas conferências, o evento em prol de uma outra Amazônia contou com a participação de personalidades, como a indiana Medha Patkar, do Movimento de Defesa do Rio Narmada, e Muriel Saragoussi, secretária de Amazônia do Ministério do Meio Ambiente.

 

Já o I FSMS (www.fsms.org.br), que aconteceu entre os dias 23 e 25 de janeiro em Porto Alegre, teve como propósito construir uma agenda para a ação, com o objetivo principal de apoiar a formulação e a construção de reformas alternativas do setor saúde, orientadas para a organização de sistemas públicos nacionais de saúde e seguridade social. Entre os grandes temas em discussão, foram abordadas as diferentes experiências de sistemas econômicos regionais - a exemplo do Mercosul, Pacto Andino e Nafta - e suas implicações na construção de uma agenda social pelo direito à saúde. Travessias da De$ordem Global foi o tema central do Fórum Social das Migrações (www.migracoes.com.br), ocorrido também entre 23 e 25 de janeiro, que debateu o significado dos intensos e crescentes fluxos migratórios no mundo atual, suas causas e conseqüências, apontando alternativas de ação.


Chamada Global de ação contra a pobreza

No último dia 27, durante o V Fórum Social Mundial, foi lançada a Chamada Global de Ação contra a Pobreza (Global Call to Action Against Poverty). Inesc, Ibase, ISP Brasil, Oxfam e Action Aid, integrantes da coalização de organizações que internacionalmente apóia a iniciativa, realizaram uma primeira reunião em Porto Alegre, em 29 de janeiro (para a qual todas/os foram previamente convidados), para iniciar a articulação de organizações nacionais com vistas à deflagração de ações e para publicizar a Chamada Global, definir ações, estratégias e uma agenda de trabalho. Mais informações com Jair Barbosa Jr, assessor de Comunicação Social do Inesc: (61) 212-0200. Site: www.inesc.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca