ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

25/04/2006 a 8/05/2006

Movimentos sociais apresentam projeto Brasil

Um documento com um verdadeiro projeto para o povo brasileiro, construído pelos movimentos sociais. Este foi o principal resultado da Plenária dos Movimentos Sociais, ocorrida na Tenda do Território Fórum Social Brasileiro no último dia do evento, 23 de abril. O debate foi promovido pela Coordenação dos Movimentos Sociais, com o objetivo de reunir os diversos agentes de movimentos sociais brasileiros para unificar pautas e agendas. Foram ouvidas mais de 20 representações de diferentes organizações e movimentos, que apresentaram várias demandas e agendas.

O Projeto Brasil, apresentado pela mesa coordenadora da plenária, traz várias propostas detalhadas para assuntos como: desenvolvimento nacional; contra a Alca; pela integração solidária da América do Sul; por mudanças na política econômica que transitem para um novo projeto nacional de desenvolvimento, com foco na produção, no emprego e com desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente. Ao projeto, estarão incorporadas todas as contribuições da plenária, destinadas a segmentos específicos, como população negra, mulheres, pessoas idosas.

O documento foi aprovado por unanimidade, bem como as moções apresentadas - Em defesa das Mulheres da Via Campesina e Pela democratização dos Meios de Comunicação. A seguir, foi apresentada uma ampla agenda dos movimentos, com várias ações para 2006, que inclui uma marcha a Brasília, em junho, para divulgar um programa popular de governo.


Convergências

A representante da Marcha Mundial das Mulheres Brasil na mesa da Plenária e integrante da Sempreviva Organização Feminista (SOF), Júlia Di Giovanni, avaliou que a Assembléia dos Movimentos Sociais foi importante para reafirmar as convergências que estão sendo construídas entre os movimentos. "Para que outro Brasil seja realmente possível, reafirmamos a necessidade de mudanças na política econômica, que privilegia a especulação financeira em detrimento das chamadas áreas sociais. Isto é fundamental para que se implementem políticas universais de distribuição da riqueza, de saúde integral, de educação, de moradia, de reforma agrária", enfatizou. "Acreditamos que essas mudanças só acontecem pela mobilização e organização popular."

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca