ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

31/07/2007 a 13/08/2007

Transposição do Rio São Francisco é tema de mostra de filmes

A Mostra de filme e debate sobre transposição das águas do rio São Francisco, complexo do rio Madeira e suas populações marcou, em 3 de agosto, um dos debates centrais no II FSNE, trazendo à tona toda a complexidade desta discussão. A atividade, inserida no Eixo 1 do FSNE, foi realizada pelas seguintes redes e organizações: Frente Cearense por Uma Nova Cultura da Água e contra a Transposição das Águas do Rio São Francisco, Comissão da Pastoral da Terra (CPT), Processo de Articulação e Diálogo (PAD), Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais e a Rede Brasileira Pela Integração dos Povos (Rebrip).

A Mostra apresentou o documentário Transposição do rio São Francisco e águas no Ceará - Os cursos da privatização, produção de integrantes da Frente Cearense por Uma Nova Cultura da Água. A obra coloca em xeque o projeto do governo federal de transposição das águas do Rio São Francisco, bem como quais os danos para as pequenas comunidades da região. Depois da projeção, o tema foi posto em debate.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional  prevê a construção de dois canais: o Eixo Norte – que abarca Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte – e o Eixo Leste, em Pernambuco e na Paraíba. E o documentário mostra como este projeto manterá a lógica de um modelo de desenvolvimento excludente e privatizador, priorizando o abastecimento de água das grandes empresas da região, caso da fruticultura Del Monte, uma das maiores exportadoras de frutas do Brasil.

O vídeo também desmonta o argumento do governo de que o projeto beneficiará as populações mais necessitadas do sertão nordestino, com o slogan “Água para beber”, comprovando que na verdade a água será destinada, em grande parte, para os pólos de agricultura irrigada, as fazendas de camarão e o Complexo Industrial de Pécem. A articulação contra a transposição acredita que o DVD ajudará a informar as pessoas sobre o projeto governamental, alertando a população da Região e de todo o país.


Mal-informado ou mal-intencionado?

“Quem é a favor da transposição ou é mal-informado, ou mal-intencionado”, criticou Gigi Castro, da Frente Cearense, reforçando que a transposição é uma questão nacional, e não um problema somente dos/as nordestinos/as. E deve ser discutida em conjunto com as demais políticas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), principalmente a construção do complexo hidroelétrico do Rio Madeira, fruto da mesma lógica. Ela lembrou que, na tentativa de frear o inicio das obras, cerca de 1.500 ativistas acamparam na região de Cabrobó (Ceará) a partir de 26 de junho, um dos locais afetados pela transposição, mas que é também terra do povo indígena Truicá. O movimento sabe que é importante agir, mas acredita também que, assim como muitos projetos do governo, a transposição pode nunca sair do papel.


Assista!

O documentário Transposição do rio São Francisco e águas no Ceará - Os cursos da privatização tem duração de 40 minutos e exibe as bacias do rio Salgado e do rio Jaguaribe, com imagens e depoimentos contundentes. O vídeo está dividido em cinco partes:  os sentidos do rio / os des-vai-rios / Ceará: qual a situação das bacias demandantes das águas do São Francisco? / transposição do rio São Francisco: a quem interessa? / da resistência. Está sendo vendido a um preço simbólico de R$10 e vem acompanhado de um encarte para alimentar a discussão sobre a transposição do São Francisco e o modelo desenvolvimento atual. Para adquirir o DVD, entrar em contato com Esplar ou o Instituto Terramar, em Fortaleza, através dos seguintes contatos: esplar@esplar.org.br e terramar@terramar.org.br
Saiba mais: http://www.saofranciscovivo.blogspot.com/ e http://forumsaofrancisco.blogs.sapo.pt/

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca