ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

31/07/2007 a 13/08/2007

II FSNE lança Dia de Mobilização Global

O II Fórum Social Nordestino estabeleceu um importante marco no processo Fórum Social Mundial: no dia 4 de agosto, foi lançado o Dia de Mobilização e Ação Global, que acontecerá em 26 de janeiro de 2008.

O ato oficial foi organizado pela coordenação colegiada do II FSNE e ocorreu na abertura de duas das quatro conferências realizadas no II Fórum. O lançamento contou com a participação de Taciana Gouveia, integrante da direção executiva da Abong e representante da Associação no Conselho Internacional do Fórum Social Mundial (CI-FSM); de Elisângela Araújo, da coordenação executiva da Central Única dos Trabalhadores (CUT), também integrante do CI-FSM; e de Cássia Margarete, da Rede de Educadores Populares do Nordeste e integrante da coordenação colegiada e executiva do II FSNE.

Para saber mais sobre esses momentos, o Informes Abong conversou com Taciana Gouveia, que comenta, a seguir, os principais aspectos deste processo.

Informes: Quais os motivos que levaram o CI a fazer esta proposta de um Dia de Mobilização e Ação Global, ao invés de um Fórum Mundial Social centralizado?


Taciana: Desde 2006, o processo Fórum Social Mundial tem buscado criar inovações na forma do seu próprio fazer, que cheguem mais próximas do sentido do que o Fórum é: um processo de luta cotidiana. Assim, o fato de não realizarmos uma ação em 2008 como um evento tradicional significa que queremos ressaltar e reforçar o lado político da luta, da mobilização. Isto porque, no momento em que vivemos, precisamos de muita mobilização política para mostrar a nossa força e a nossa capacidade de criar um outro mundo possível.

Informes: Por que o lançamento do Dia de Mobilização e Ação Global no II Fórum Social Nordestino?


Taciana: Consideramos que seria importante tomar como marco do início das mobilizações para 2008 a primeira ação política importante no processo FSM, que unifica os movimentos do Nordeste brasileiro e que faz parte do processo Fórum Social Mundial. Por isso, o II Fórum Social Nordestino foi considerado este momento político importante para que, a partir de agora, pudéssemos começar a mobilizar com vistas ao Dia de Mobilização e Ação Global.

Informes: No lançamento, você informou que, mais do que um dia, será uma Semana de Mobilização e Ação Global. O que os movimentos e organizações podem fazer desde agora para se mobilizarem a agirem nessa semana?


Taciana: Em certo sentido, é muito simples: é fazer o que fazemos cotidianamente nas nossas lutas. Todos os movimentos e todas as organizações, nos âmbitos que forem, na proporção que tiverem, fazem no seu dia-a-dia a ação política – manifestações, passeatas, vigílias, panfletagem, festas, shows, palestras, oficinas. Este conjunto de ações é o que desejamos que aconteça no dia 26, de preferência com visibilidade, ou seja, ações de rua que reúnam as pessoas. Podem ser oficinas, mas oficinas nas ruas; shows, mas apresentações abertas a todas e todos, logo, ações em que possamos envolver a sociedade para além de nós. Dessa forma, não só nos mostraremos para o mundo, mas envolveremos a sociedade brasileira, para que possa participar junto conosco nesta luta, para que, como reforça o chamado para 2008, façamos já um outro mundo.


Participe!

Para participar do Dia de Mobilização e Ação Global, sua organização ou movimento deve:


> assinar o chamado global (no site www.wsf2008.net);
> divulgá-lo ao máximo utilizando seus próprios meios de comunicação (boletins, sites, jornais, programas de rádio; ou redistribuindo em seus mailings o chamado);
> organizar suas próprias ações;
> dar a maior visibilidade possível às ações já planejadas para a semana e o dia 26 de janeiro de 2008;
> propor conexões nacionais e internacionais entre ações.
Veja o que pode ser feito e outras informações pelos sites
http://www.wsf2008.net e http://www.forumsocialmundial.org.br
E-mail: globalaction@wsf2008.net

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca