ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

24/07/2007 a 30/07/2007

OPINIÃO: II Fórum Social Nordestino - Um outro Nordeste em Salvador

O  Nordeste, o Brasil e o mundo estarão em Salvador em poucos dias. De 2 a 5 de agosto, acontecerá na capital baiana a segunda edição do Fórum Social Nordestino (II FSNE), como parte do processo do Fórum Social Mundial (FSM), iniciado em Porto Alegre em 2001. Milhares de pessoas, oriundas de movimentos sociais e culturais, estarão reunidas na capital baiana para celebrar, aprofundar e construir um outro Nordeste possível, com justiça social e sustentabilidade ambiental. Um outro Nordeste, dentro de um outro Brasil e de um outro mundo também possíveis.

É com esta convicção que os movimentos sociais estão se articulando há meses nos nove Estados do Nordeste. O último encontro da coordenação colegiada foi realizado em Salvador nos dias 16 e 17 passados, seguindo três outros encontros similares nos últimos oito meses. Os diversos comitês estaduais, por sua vez, organizaram eventos preparatórios para o II FSNE. Somente no dia 20 de julho, dois seminários de lançamento e de aprofundamento dos eixos do FSNE foram realizados em Aracajú, pelo comitê sergipano, e em Fortaleza, pelo comitê cearense. Do interior de Pernambuco ao sertão da Bahia, passando pelo Maranhão e pelo Piauí, centenas de organizações estão se movimentando e organizaram caravanas para viabilizar participação em um dos mais importantes eventos da região nos últimos anos.

A programação inclui 130 atividades autogestionadas, entre oficinas e seminários, quatro conferências, uma feira de economia solidária, manifestações culturais, um Fórum Nordestino da Criança e do Adolescente, um salão de alternativas socioculturais e, ainda, um ato de lançamento do Fórum Social Mundial 2008. As atividades ocorrerão principalmente no campus da Universidade Federal da Bahia, da Universidade do Estado da Bahia e no ginásio Antônio Balbino. Na abertura, no dia 2 de agosto, uma marcha vai sair do Campo Grande e percorrer a Avenida 7 de Setembro até a Praça Castro Alves, a Praça do Povo. Como bandeira de luta: um outro modelo de desenvolvimento para o Nordeste. Como foco principal e atual: a suspensão imediata das obras de transposição do Rio São Francisco.

O II Fórum Social Nordestino está baseado em seis eixos. São eles: Eixo 1 - Pelo acesso universal e sustentável aos bens comuns da natureza e da humanidade; Eixo 2 - Pelo acesso universal e garantia de bens e serviços públicos de qualidade que efetivem os direitos sociais, econômicos, culturais e ambientais; Eixo 3 - Por outra economia e desenvolvimento: democrático, solidário, socialmente justo e ambientalmente sustentável; Eixo 4 - Pela construção de estruturas democráticas com participação da população nas decisões, controle social sobre o estado e democratização da comunicação; Eixo 5 - Contra a violência, por uma cultura de paz e solidariedade, em defesa da autodeterminação e soberania dos povos; Eixo 6 - Pela igualdade, respeito à diversidade, eliminação de todas as formas de discriminação e pela garantia dos direitos humanos.

A Abong estará organizando diversas atividades com vários de seus parceiros e parceiras, dentre as quais seminários e oficinas, além do lançamento de publicações. O Conselho Diretor da Abong marcará presença nesta segunda edição do Fórum Social Nordestino, assim como o comitê organizador brasileiro do Fórum Social Mundial, que aproveitará para realizar um encontro no último dia.


Saiba mais sobre o II Fórum Social Nordestino

Visite o site do Fórum Social Nordestino, conheça a programação geral e saiba mais sobre as atividades que  acontecerão nesta segunda edição, além de notícias e formas de participação: www.forumsocialnordestino.org.br. E veja mais detalhes sobre ações que a Abong e várias das suas associadas estarão promovendo no II FSNE: www.abong.org.br.


Para outras informações, escreva para os e-mails secretaria2fsne@yahoo.com.br e abongne2@uol.com.br. Participe!

ler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca