ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

47017/08/2010 a 30/08/2010

ABONG participa de seminário preparatório para o FSM 2011 no Senegal

Entre os dias 27 e 29 de julho, aconteceu em Dacar, capital do Senegal, um seminário preparatório para a próxima edição do Fórum Social Mundial, que acontece na mesma cidade, em fevereiro de 2011. O encontro contou com a participação de aproximadamente 75 pessoas, com destaque para a presença africana com representantes de países como Senegal, África do Sul, Marrocos e outros do oeste do continente.

 

O Brasil esteve representado por oito pessoas, entre elas Damien Hazard, integrante da diretoria executiva da ABONG. Para ele, o encontro foi extremamente rico, com forte presença africana. "O sentimento é que a importância desse Fórum vai ser o encontro dos movimentos sociais dos países africanos que buscam outro projeto de mundo com os movimentos dos países ligados à diáspora africana. Acho que vai ser um encontro como nunca visto antes para tratar das questões raciais no mundo.", diz Damien.

 

Outro desafio levantado na reunião diz respeito à sustentabilidade financeira do FSM. A dificuldade é conseguir a independência financeira, já que são poucos os financiadores. De acordo com Damien, “há uma necessidade urgente em mobilizar novos  doadores(as) e apoiadores(as), diversificar e fidelizar as fontes de financiamento para o processo do FSM e particularmente para sua edição mundial em Dacar, em fevereiro”.

 

Durante a atividade, foram trabalhados os eixos e conceitos desta edição do FSM, além de questões como finanças, comunicação, mobilização e espaço para o evento, que será realizado na Universidade Cheikh Anta Diop. Segundo Damien, um dos desafios colocados para a organização é mobilizar pessoas e representantes da sociedade civil africana para participar não só da organização, mas do FSM em si: “diversos atores não estão nem sabendo da realização do FSM, mas os comitês africanos já estão trabalhando a pleno vapor para mobilizar os movimentos locais”, diz.

 

Em relação à presença brasileira, está colocado outro desafio: a divisão das vagas e mobilização de movimentos sociais, principalmente os movimentos negros, que representam a diáspora africana, sem deixar de fora indígenas e outros grupos. A próxima reunião de preparação e construção do Fórum Social Mundial, que acontece em novembro, novamente em Dacar, deve aprofundar estas e outras questões.

 

Damien destaca ainda a importância da ABONG, não só para organização do Fórum de Dacar, em 2011, mas para discutir os rumos do evento: “o Fórum já tem 11 anos, está se tornando adolescente e são novos desafios. A gente sente que o Fórum tem que adotar outra dinâmica, inclusive integrando novos quadros, pois o contexto mudou nos últimos 10 anos. Ele tem que reavaliar e dar continuidade à construção da sua identidade”.

 

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca