ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

48807/07/2011 a 04/08/2011

ABONG Sudeste e Instituto ECOS organizam encontro de ONGs no Espírito Santo

A ABONG Regional Sudeste, que compreende atualmente Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, em parceria com o ECOS - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Socioambiental, organizou no dia 16 de junho um encontro de ONGs no Espírito Santo. Das 48 inscrições, o evento contou com 38 comparecimentos que representavam 28 organizações.

 

Entre os temas discutidos durante o evento, foram abordadas questões relacionadas a meio ambiente, saúde, direitos das crianças e adolescentes, transportes públicos, discussões sobre gênero, educação, segurança pública, agricultura familiar e direito à cidade e reforma urbana.

 

Adriana Mota, diretora regional da ABONG Sudeste, conta que os participantes avaliaram o encontro muito positivamente. Lembrando que a ABONG não tem uma associada ativa no estado, ela comentou as atividades realizadas, que incluíram uma rodada de apresentações das organizações e uma fala da ABONG, mostrando seus temas, princípios e demarcação de seu caráter político. Também foram montados dois grupos de trabalho. “Os grupos foram importantes para ouvir as pessoas, saber quais são os temas que as ONGs do Espírito Santo estão falando e quais são as suas dificuldades”, avalia Adriana.

 

Ela salienta que, entre as necessidades e dificuldades mais latentes das organizações, estão questões como a organização administrativa das instituições, a atualização constante dos conhecimentos sobre captação de recursos e prestação de contas, a sustentabilidade política para as ações e o acesso a recursos públicos. Ao final da programação, houve uma palestra do advogado Renato Dolabella, especialista em Terceiro Setor, que discutiu questões referentes às dúvidas mais comuns das instituições, como a Lei n° 9.790/1999, que regula as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs).

 

Thiago Sarlo, representante do Instituto ECOS, reforça a importância de eventos e encontros como o que ocorreu. Ele lembra que a ABONG pode ser uma articuladora nessa mobilização e comenta: “Esse evento ajudou a unir as instituições”. As organizações participantes identificaram como propostas a serem perseguidas o fortalecimento e a autonomia, além da articulação e mobilização enquanto coletivo  para pleitear os seus desejos e traçar objetivos comuns.

 

A iniciativa de promover o encontro pelo Regional começou com a constatação de que grande parte das associadas estava no estado do Rio de Janeiro. A ideia surgiu a partir do pedido de filiação do Instituto ECOS, do Espírito Santo, na perspectiva de abrir espaço para outras regiões. Após essa fase, a Regional Sudeste e o Instituto trabalharam juntos para a organização do evento, num processo coletivo.

 

As organizações mostraram interesse em continuar a rede de relacionamento e estão, inclusive, já compartilhando eventos e ideias. Elas estão organizando uma reunião para o dia 14 de julho, no intuito de montar um cronograma de encontros e discutir sobre a capacitação de equipes. Também é proposta da reunião fortalecer o evento “Terceiro Setor Conectado – Comunicar, Formar Redes e Captar Recursos”, que vai ocorrer em 10 e 11 de agosto e pretende formar uma rede capixaba de organizações para elaborar estratégias comuns de atuação.

 

Uma lista de discussão eletrônica também foi criada para agregar essas organizações do Espírito Santo, e algumas ONGs levaram a proposta de filiação à ABONG para suas respectivas direções.

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca