ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

48904/08/2011 a 01/09/2011

ABONG e Articulação D3 realizam debate sobre Fundos Independentes e sobre Cooperação Internacional para o Desenvolvimento em São Paulo

Em 19 e 20 de julho, a ABONG realizou, em parceria com a Articulação D3, evento sobre a sustentabilidade das organizações da sociedade civil. Foram debatidas questões acerca de como os diferentes tipos de fundos podem contribuir com a nova arquitetura de apoio às Organizações da Sociedade Civil, bem como seu papel no Marco Regulatório; tendências globais e regionais da Cooperação Internacional; e a política brasileira de Cooperação Internacional.

 

No primeiro dia de evento (19/7), o foco temático foi “Os Fundos Independentes e o Marco Regulatório”, em debate proposto e conduzido por Fundos Independentes que discutem políticas e mecanismos de apoio a organizações sociais. Os Fundos contam com apoio da plataforma política D3 – Diálogo, Direitos e Democracia. Na parte da manhã, representantes de fundos e organizações da sociedade civil debateram a atuação dos diversos fundos e sua relação com a plataforma do Marco Regulatório (leia aqui texto sobre o debate).

 

Já no período da tarde, Vera Masagão Ribeiro doutora em Educação pela Universidade Católica de São Paulo, integrante da coordenação executiva da ABONG e coordenadora de programas da Ação Educativa, falou sobre a Plataforma por um Novo Marco Regulatório Para as Organizações da Sociedade Civil (leia aqui texto sobre a apresentação de Vera).

 

Em 20/7, aconteceu o debate “As Organizações da Sociedade Civil e a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – rumo a Busan”, sob a coordenação da ABONG e organizado em parceria com a Articulação D3. Na primeira mesa de debates, o educador e economista Sergio Haddad, coordenador de projetos estratégicos da Ação Educativa e presidente do Fundo Brasil de Diretos Humanos, apresentou resultados de pesquisa que realiza acerca dessa temática (leia aqui a cobertura).

 

Na sequência, Ivo Lesbaupin, doutor em Sociologia, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), secretário executivo do ISER Assessoria e integrante da diretoria executiva da ABONG, falou sobre o tema e ressaltou a dimensão política da Cooperação Internacional (leia aqui texto sobre sua apresentação).

 

Na parte da tarde, o enfoque foi o Brasil como doador na política internacional. Apresentações acerca do contexto, diretrizes políticas e desafios relacionados a essa temática foram feitas por Vera Masagão Ribeiro e Rui Mesquita, oficial de programas da Fundação W.K. Kellogg para América Latina e Caribe e mestre em Estudos do Desenvolvimento pelo ISS de Haia, na Holanda (em breve, será divulgado texto sobre suas apresentações).

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca