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informes - ABONG

49301/12/2011 a 20/12/2011

Lançada a Rede pela Valorização dos/as Docentes Latino-americanos/as

A partir do diagnóstico comum de que a melhora da qualidade da educação pública depende de políticas de valorização de docentes, organizações de diferentes países da América Latina lançaram, em 9/11, a Rede pela Valorização d@s Docentes Latino-american@s. A articulação já conta com pessoas e organizações integrantes de Argentina, Brasil, Equador, Paraguai, Chile, Uruguai, Nicarágua, Costa Rica e Peru, mas está aberta à participação de todos os países da região. “Sabemos que várias organizações filiadas à Abong desenvolvem ações junto a escolas. Seria muito importante que as organizações pudessem se envolver na construção da rede, que tem como foco a valorização dos/as docentes”, afirmou Denise Carreira, coordenadora da área de educação da ONG Ação Educativa e Relatora Nacional para o Direito Humano à Educação.

 

A rede possui três eixos estratégicos de atuação: comunicação, pesquisa e articulação política. Como ação do primeiro eixo, foi criado o portal Vozes da Educação (www.vozesdaeducacao.org.br), lançado também em 9/11. “É importante agora somar forças no fortalecimento da rede e chamar atenção da desvalorização do trabalho docente”. Denise lembra que essa é também uma questão de gênero, uma vez que se trata de uma categoria constituída majoritariamente por mulheres. “Por esses motivos é de fundamental importância o envolvimento das organizações em torno desta agenda”, complementa.

 

No lançamento do portal Vozes da Educação, foram divulgados os primeiros dados do levantamento “Os professores e as professoras na mídia latino-americana”, resultado da análise de cobertura de 18 jornais de 10 países latino-americanos. De acordo com o levantamento, os/as professores/as são retratados/as na maioria das vezes como responsáveis pelo mau desempenho dos alunos em avaliações, ou ainda julgados/as pelo próprio desempenho em resultados de avaliações da categoria, sem que sejam ouvidos/as sobre o tema. O levantamento completo será disponibilizado em breve no portal.

 

O evento também contou com uma homenagem a docentes da Colômbia. Nesse país, a profissão docente é considerada de alto risco: educadores/as são os/as profissionais que mais sofrem violência no país (55% dos sindicalistas assassinados são docentes). “A agenda da valorização docente deve ser assumida por toda a sociedade, por isso a importância de se reunirem diferentes forças políticas nessa iniciativa”, lembra Denise. 

Debates

A cada 15 dias, um novo tema de debate será proposto no portal Vozes da Educação, onde também é possível criar blogs, participar de comunidades e de fóruns temáticos de discussão. O cadastro pode ser executado em poucos passos.


Em seu eixo de pesquisa, a Rede desenvolverá estímulo à produção e divulgação de estudos sobre a condição docente na América Latina, trabalhando também com pesquisas participativas em forma de consultas.


Outras estratégias da Rede são fomentar o debate desse tema na agenda pública e promover espaços de articulação política entre atores envolvidos na educação pública e com a valorização do ofício docente.


Construída por um coletivo de organizações não-governamentais, educadores, pesquisadores e associações profissionais, o objetivo da criação da Rede é motivar a participação de educadores e educadoras na análise e proposição de políticas educacionais, enriquecer e pluralizar o debate sobre a educação pública e a condição docente e qualificar a demanda social por direito humano à educação como um bem público.

Assuntos

Alguns temas de debate foram escolhidos como prioritários:

 

  • Questões referentes à valorização dos docentes (sistemas de avaliação/bonificação e incentivos, ingresso e progressão na carreira, formação inicial e continuada, o papel do docente, condições de trabalho, formas de contato e remuneração, rotatividade e absenteísmo, entre outros).
  • Concepções pedagógicas (os paradigmas do ensino, relação docentes-família, relação entre a aprendizagem e a afetividade/cuidado)
  • Abordagem da educação como bem público (a relação entre o público e o privado, a educação como direito humano e o financiamento necessário para uma educação pública de qualidade).


Entre as organizações vinculadas à iniciativa, estão Ação Educativa (Brasil), CDI – Centro para el Desarrollo de la Inteligencia (Paraguai), CIDPA – Centro de Estudios Sociales (Chile), El Abrojo (Uruguai), Escuelas del Bicentenario (Argentina) e Fundación AVINA. Apoiam a rede a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação.

 

Visite o site: http://www.vozesdaeducacao.org.br/

 

Matéria produzida com informações da página do Observatório da Educação

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