ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

49420/12/2011 a 02/02/2012

Organizações pressionam governantes do G20 em encontro

Uma centena de ONGs, Associações e Redes de ONGs, do Norte e do Sul, entre as quais a Abong - articulados pelas entidades francesas - estiveram presentes em Cannes no início de novembro para pressionar os governantes do G20 sobre temas ligados à defesa dos direitos humanos e da democracia, por um modelo econômico social e ambientalmente justo. O Grupo de Facilitação do Fórum Internacional de Plataformas Nacionais de ONGs (FIP) preparou, no decorrer dos meses anteriores, uma posição comum que foi distribuída na ocasião: “Contribuição do Grupo de Facilitação do FIP sobre questões de solidariedade internacional” (ver a íntegra do documento aqui).

 

Este documento defende a taxação das transações financeiras internacionais em favor da luta contra a desigualdade social e a pobreza e o enfrentamento das mudanças climáticas, a regulação do sistema financeiro, o fim dos paraísos fiscais e uma série de medidas contra a evasão fiscal; defende uma nova maneira de conceber o desenvolvimento, a economia, para garantir a sustentabilidade do planeta, o respeito aos bens naturais; propõe que os países presentes defendam a agricultura familiar, priorizando a segurança alimentar, cessando a apropriação de terras em países do Sul por empresas ou países estrangeiros.

 

O documento final da Conferência do G20, embora contenha alguns pequenos avanços, como a citação de alguns paraísos fiscais – mas deixando de citar os mais importantes -, foi considerado muito limitado frente à gravidade da conjuntura que se está vivendo.  Falando sobre a questão da segurança alimentar, a representante da Ação contra a Fome, afirma: “Então, que conclusão tirar sobre este G20? O balanço é decepcionante e inquietante. Muitos desejos piedosos foram pronunciados em favor da alimentação do planeta, sem que os instrumentos efetivos que permitiriam atingir este objetivo tenham sido adotados. Ora, promessas nunca foram suficientes para alimentar barrigas vazias" (leia aqui).

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca