ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

46222/04/2010 a 5/05/2010

Fóruns urbanos discutem modelos de urbanização no Rio de Janeiro

Fórum Urbano Mundial e Fórum Social Urbano aconteceram entre os dias 22 e 26 de março.

 

O 5° Fórum Urbano Mundial (FUM), realizado no Rio de Janeiro entre os dias 22 e 26 de março deste ano, atingiu o objetivo de reunir parceiros governamentais, sociedade civil e setor privado, para os grandes desafios gerados pela descontrolada urbanização. Sendo um espaço de debate para a construção da agenda global para as cidades, o evento discutiu a construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis, desafio defendido por todos os setores.

“O Rio ter sido escolhido foi uma grande vitória para a América Latina, que nunca tinha sediado um evento como esse”, ressalta Regina Ferreira da FASE. Para fazer o que foi discutido acontecer é necessário cobrar: “A garantia do direito a cidade precisa ser assegurado pelos governos”, afirma.

 

Os seminários e palestras que sucederam ao Fórum geraram o documento-referência do evento, que, após sua realização virou um projeto para o Rio de Janeiro. “Importa ressaltar a centralidade da Carta Mundial do Direito a Cidade, como documento-referência do evento. A partir dela, foi formulada a Carta do Rio de Janeiro, que passa a ser o principal documento oficial da UN-Habitat sobre o direito a Cidade”, lembra Valéria Pinheiro, da organização CEARAH Periferia, associada à ABONG.

 

Fórum Social Urbano

Eleilson Leite, da Ação Educativa, participou de outro evento sobre urbanismo simultâneo ao FUM, o Fórum Social Urbano (FSU). “Diferente dos congressos da ONU, em que as reuniões são fechadas para os delegados oficiais, o FSU era aberto a qualquer pessoa”. Além de ser livre para quem quisesse pensar no espaço urbano, este fórum serviu para os movimentos sociais pensarem em uma reforma que vá além da casa própria: “Mostrou que urbanismo é muito mais que moradia, é cultura, educação, tudo integrado”, relatou.

 

Com enfoque na área cultural, Eleilson elogiou a programação noturna do FSU – que apresentou shows de hip hop e debates sobre a periferia –, e criticou a falta de representatividade dos estados: “a pauta era carioca, problemas urbanos cariocas. Não houve recursos para chamar mais gente”.

 

A OXFAM e a FASE organizaram uma mesa sobre cidades médias na Amazônia, ressaltando questões importantes. Mas, devido à falta de outras organizações, o tema parou por aí. Já quando o assunto foram os mega eventos e a globalização das cidades, os(as) cariocas puderam ter exemplos de propostas bem sucedidas em Barcelona, nas Olimpíadas de 1992, que se integraram à cidade e funcionam até hoje.

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca