ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

4594/03/2010 a 24/03/2010

V Fórum Mundial Urbano e I Fórum Social Urbano – para refletir coletivamente

O V Fórum Urbano Mundial está programado entre os dias 22 e 26 de março e será instalado na zona portuária do Rio de Janeiro.

 

Trazendo diferentes opiniões para a discussão sobre um espaço mais democrático, que integre as e os cidadãos das grandes cidades, o evento promete ser um ótimo espaço de diálogo e para troca de experiências: “A discussão sobre reforma urbana no Brasil surgiu no Conselho Nacional das Cidades, que foi criado no 1º Fórum Social Mundial, em Belém, 2001”, relata Regina Ferreira, da FASE, entidade mobilizadora dos movimentos sociais para o evento.

 

Este grupo de trabalho criado em 2001 encaminhou as propostas ao governo, resultando no envio delas a ONU. Organização já promovia o Fórum há quatro anos pelo mundo e resolveu sediar a quinta edição no Rio de Janeiro.

 

Mesas redondas com prefeitos e ministros estão programadas e muitos profissionais e estudiosos do espaço urbano, brasileiros e estrangeiros, são atrativos para a quebra de diversos paradigmas. O Instituto Pólis, sindicatos de arquitetos e engenheiros, o Observatório das Metrópoles e outras entidades estão apoiando a iniciativa.

 

“O tema do V FUM é: Unindo o urbano dividido, mas só direito a cidade já estava bom”, contesta Regina, em fala sobre espaço urbano como direito coletivo, englobando: saneamento, mobilidade, gestão democrática, acessibilidade. Direitos não para um ou dois indivíduos, mas para o benefício de muita gente, muito além da posse de uma moradia.

 

Nos mesmos dias de V FUM, irá acontecer o Fórum Social Urbano, na Ação da Cidadania, ao lado da versão mundial. Regina promete debates sobre conflitos urbanos, megaeventos de despejo da população (como as olimpíadas) e soluções alternativas a estes problemas. Quem organiza e está na programação deste fórum é a rede de movimentos sociais do RJ.

 

Para Manuel Manrique, da ONU-Habitat, o importante é incitar novos pensamentos: “Não vai haver produto final sem documento único. O Fórum é a possibilidade aos participantes do alto escalão e dos populares estreitar experiências e criar relações institucionais para o futuro”.

 

Programação do V FUM no site www.unhabitat.org – em inglês, e wuf5.cidades.gov.br -  português.

 

Para saber mais sobre a programação do Fórum Social Urbano envie email para comunicacaofsu@gmail.com

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca