ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

49704/04/2012 a 03/05/2012

8 de março de 2012: confira a relação de notícias publicadas pela Abong

8 de março - Dia Internacional da Mulher

Neste 8 de março de 2012, a Abong preparou um conjunto de notícias e artigos que expressam o caminho por que percorrem mulheres na resistência e luta pela transformação das relações políticas, sociais, culturais e econômicas erigidas no domínio do machismo. São reflexões e ações de mulheres conscientes de sua força no interior de uma sociedade e um Estado marcados pela opressão. Pelo engajamento em movimentos sociais e organizações da sociedade civil, no campo e na cidade, as mulheres cotidianamente desenham sua libertação na busca por transformar radicalmente o sistema patriarcal em que vivem. E como homenagem e contribuição a este processo, a Abong deseja dar visibilidade a este sujeito que, na luta, se reconhece e se afirma enquanto mulher.

 

 

Em Curitiba, Dia internacional de Luta das Mulheres reúne campo e cidade em manifestação


Mais de duas mil pessoas se reuniram nesta quinta-feira (08) para a Marcha das Mulheres do Campo e da Cidade: Por Justiça Social e Ambiental. A manifestação teve início às 9h e seguiu até às 12h, em Curitiba. O ato integrou as articulações nacionais da Jornada de Lutas das Mulheres do Campo 2012, promovida pelas mulheres da Via Campesina, e agregou cerca de 20 organizações do Paraná, entre movimentos sociais, sindicatos e entidades estudantis. Leia mais.

 

Mulheres da Via Campesina realizam ocupações em Maceió e Recife

Dando início às ações da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres da Via Campesina em Alagoas, cerca de 1200 trabalhadoras rurais ocuparam na manhã desta quinta-feira (08) a sede do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Maceió-AL. As mulheres Sem Terra de todo país estão nas ruas para cobrar a realização da Reforma Agrária por parte do Estado brasileiro. Leia mais.

 

Mulheres ocupam prédio no centro de São Paulo


Cerca de 200 mulheres ocuparam, na madrugada desta quinta-feira (08), um prédio abandonado na rua Quintino Bocaiuva, região central de São Paulo. Ligadas à União Nacional por Moradia, as mulheres deverão ficar no local até as 14 horas e depois integrar a Marcha Mundial das Mulheres que ocorrerá na praça da Sé.


Veja, aqui, um vídeo da ocupação.

 

Bancos pagam salário menor para as mulheres


Mesmo tendo um nível escolar mais alto, mulheres que trabalham em bancos ganham em média 24,10% a menos do que os homens, conforme pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Leia mais.

 

Mulheres denunciam privilégio ao latifúndio e especulação pelo Judiciário em SP

 

Cerca de 500 mulheres do MST, junto com diversas entidades parceiras, fizeram um protesto em frente ao Tribunal de Justiça de São Paulo, no final da manhã desta quinta-feira (08), no centro da capital paulista, para denunciar que setores do Poder Judiciário impedem a efetivação da desapropriação de áreas para a criação de assentamentos para a Reforma Agrária. Leia mais.

 

8 de Março: Mulheres do campo enfrentam as piores desigualdades em vários aspectos

 

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho, a maioria das mulheres que está no campo é trabalhadora familiar não remunerada, que está constantemente exposta a trabalhos precários. E quando recebe, embolsa cerca de 25% menos que os homens e trabalha mais horas. Estes dados enfatizam que neste 8 de Março – Dia Internacional da Mulher – a data segue sendo de luta, de resistência, de organização em busca de um mundo mais igualitário. Leia mais.

 

 

Mulheres fazem protestos em 10 estados contra mudanças no Código Florestal

 

As mulheres da Via Campesina promovem a Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas, desde o final da semana passada, com ações realizadas em 10 estados por todo Brasil, para cobrar da presidenta Dilma Rousseff a realização da Reforma Agrária, um novo modelo agrícola baseado em pequenas propriedades e o veto das mudanças no Código Florestal. Leia mais.

 

“As mulheres em movimento ajudam suas organizações a trilhar à ofensiva”

Há tempo que as mulheres brasileiras não seguem o exemplo das “Mulheres de atenas”, de Chico Buarque. “... Quando fustigadas não choram, se ajoelham, pedem imploram mais duras penas; cadenas...” e ao invés disso, hoje, elas lutam, juntam forças, fazem exigências e protestos. Leia mais.

 

Município de Esperança-PB sediará III Marcha Pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia

 

No dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, mais de 1500 agricultoras da região da Borborema se encontrarão no município de Esperança para denunciar as desigualdades sociais e a violência contra mulher, mas também marcharão pela luta por direitos e por relações mais justas na agricultura familiar. Será realizada no dia 8 de março, a III Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia. Leia mais.

 

As mulheres e a luta pela Reforma Política no Brasil

 

O Dia Internacional das Mulheres deste ano é marcado, dentre outras pautas, pelo aniversário de 80 anos do voto feminino no Brasil, celebrado no último dia 24 de fevereiro. A conquista do sufrágio feminino foi um processo que resultou da mobilização política e do protagonismo de inúmeras mulheres brasileiras, e que ainda hoje repercute em diversas lutas no campo político. Leia mais.

 

Jovens participam de atividades referentes ao Dia Internacional das Mulheres

 

O Dia Internacional das Mulheres, celebrado nesta quinta-feira (8), é lembrado como uma data de lutas e conquistas para mulheres de todo o mundo. A data também é destaque entre as juventudes, que aproveitam para destacar o papel das jovens no contexto atual e fortalecer as lutas por garantias e promoções de direitos e igualdade de gênero. Leia mais.

 

08 de Março – Dia Internacional das Mulheres - PB


Nessa data mulheres do mundo inteiro saem às ruas para reivindicar direitos e exigir respeito. Sabemos que a luta feminista já resultou muitas conquistas, na política, na legislação e na vida cotidiana. Porém, as desigualdades entre homens e mulheres persistem, o machismo, o racismo e o sexismo continuam existindo deixando mulheres de todos os lugares em situação de desvantagem. Leia mais.

 

Ato e passeata do Dia internacional de Luta das Mulheres em São Paulo


Mais 3 mil Mulheres estarão nas ruas de São Paulo para marcar o 8 de Março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, a manifestação é estadual e está sendo convocada por 102 organizações feministas e por mulheres dos movimentos sociais. Leia mais.

 

8 de Março de 2012: movimento de mulheres reafirmam “nossos corpos nos pertencem!”

 

Para unir forças, neste 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, movimentos de mulheres do Recife realizarão amanhã (08/03) ato unificado, a partir das 15h, na Praça do Diário, Centro do Recife, Pernambuco. O ato será por liberdade e autonomia. Entre as organizações do movimento de mulheres, é consenso a necessidade de enfrentar os ataques à dignidade feminina e marcar a manifestação com diversas expressões feministas pela liberdade e autonomia das mulheres. Leia mais.

 

Novo ciclo orçamentário: O desafio das mulheres no enfrentamento das desigualdades

 

O Estado dará inicio há mais um ciclo orçamentário. Várias mudanças e também continuidades foram anunciadas. Sob o ponto de vista feminista e antirracista, existem muitas contradições, avanços e retrocessos em termos de enfrentamento das desigualdades vividas pelas mulheres. O Estado brasileiro comprometeu-se com metas para a redução das desigualdades e não cumpriu. Falta implementar as políticas públicas para as mulheres, falta orçamento público para enfrentar as desigualdades. Leia mais.

 

Carta das mulheres da Via Campesina, MTD e Levante Popular da Juventude para Dilma Rousseff

 

Somos mulheres trabalhadoras do campo e da cidade e, mais uma vez por ocasião do Dia Internacional da Mulher, para nós um dia de luta e resistência contra as opressões e a exploração, temos motivos para seguir organizadas em Movimentos Populares.Leia mais.

 

Camponesas enviam carta a Dilma por veto do Código Florestal

 

As mulheres da Via Campesina, mobilizadas em todo o Brasil na jornada de lutas em torno do 8 de março, o Dia Internacional de Lutas das Mulheres, estão enviando cartas à presidenta Dilma Rousseff para pedir o veto das mudanças no Código Florestal. Leia mais.

 

Mulheres marcham contra a aprovação do Código Florestal em Tocantins

 

Cerca de 300 mulheres da Via Campesina, movimento estudantil, movimento dos direitos humanos e da Marcha Mundial de Mulheres (MMM), marcharam mais de 8km na cidade de Palmas (TO) e montaram um acampamento em frente à Assembleia Legislativa, onde realizaram uma vigília na noite desta terça-feira (6). Leia mais.

 

Mulheres do Maranhão debatem mudanças sobre o Código Florestal

 

No estado do Maranhão, grandes projetos têm causado enormes impactos ambientais, sociais e econômicos, como é o caso da Hidrelétrica de Estreito, da Instalação da unidade da Suzano e a duplicação da Estrada de Ferro Carajás, da mineradora Vale. Dentre as estratégias desses grandes projetos, encontra-se as mudanças em jogo sobre o Código Florestal. Leia mais.

 

Cadernos de Crítica Feminista - Silvia Camurça: ‘Nós Mulheres’ e nossa experiência comum

 

A partir desta semana do 8 de março, passaremos a disponibilizar, em nosso portal, artigos de integrantes da equipe do SOS Corpo, extraídos dos Cadernos de Crítica Feminista. Iniciamos com um texto de Silvia Camurça, publicado na edição número 0 dos Cadernos, que foi impressa em dezembro de 2007. Leia mais.

 

Mercado de trabalho: brasileiras avançam, mas desigualdades persistem

 

Em 2012, o Brasil conta com uma população de 98,6 milhões de mulheres, segundo projeção do instituto de pesquisa Data Popular, a partir de dados do Censo do IBGE (2010). Leia mais.

 

Senado aprova multa a empresa que pagar salário menor a mulher

 

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, projeto de lei estabelecendo multa a empresas que pagarem salário menor para mulheres do que o pago para homens, quando as tarefas exercidas forem as mesmas. Leia mais.

 

Mulheres do campo e da cidade ocupam Ministério da Fazenda em Porto Alegre

 

Trabalhadoras urbanas e rurais ocuparam, nesta manhã, o prédio da secretaria do Ministério da Fazenda em Porto Alegre, na Av. Loureiro da Silva. As trabalhadoras reivindicam a liberação de recursos pelo Ministério da Fazenda para a desapropriação de terras para assentar as famílias que estão acampadas no estado e para programas que resolvam os problemas causados pela seca para as famílias camponesas. Leia mais.

 

Camponesas ocupam Incra em Curitiba por Reforma Agrária e políticas públicas

 

Cerca de 1.000 trabalhadoras Sem Terra de todas as regiões do Paraná ocuparam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), nesta terça-feira, em Curitiba, para cobrar agilidade na desapropriação das áreas para as 6 mil famílias acampadas no estado. Leia mais.

 

Camponesas entregam documento contra privatização ao presidente da Embrapa

 

As 500 trabalhadoras rurais da Via Campesina continuam acampadas na Embrapa Arroz e Feijão, no município de Santo Antônio de Goiás, em Goiás, para pressionar o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, a receber as lideranças do movimento. Leia mais.

 

Mulheres ocupam a sede do Incra em Minas Gerais no Dia Internacional da Mulher

 

Cerca de 500 mulheres da Via Campesina e da Marcha Mundial das Mulheres ocuparam nesta quinta-feira (08) pela manhã a sede do Incra em Minas Gerais. A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Camponesas 2012 e dá continuidade à luta das mulheres em nível nacional, regional e local por uma sociedade justa e igualitária. Leia mais.

 

80 anos do direito de voto feminino no Brasil

 

No dia 24 de fevereiro de 2012, o Brasil comemora os 80 anos do direito de voto feminino. As mulheres passaram a ter o direito de voto assegurado pelo Decreto nº 21.076, de 24/02/1932, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Esta conquista, porém, não foi gratuita. Leia mais.

 

Encarceradas e abandonadas

 

As imagens de uma detenta algemada à cama de um hospital depois de dar à luz trouxeram novamente à tona as violações de direitos das mulheres encarceradas. O caso ocorreu no município de Francisco Morato, na região metropolitana de São Paulo (SP). Elisângela Pereira da Silva foi presa na cama pelo braço e pela perna logo após o nascimento de sua filha na Santa Casa da cidade. Leia mais.

 

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca