ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

4574/02/2010 a 17/02/2010

Associadas da ABONG realizam atividades no FSM 10 anos Grande Porto Alegre

Com o término do FSM 2010 vêm as resoluções e balanços do evento. Para aumentar o saldo, a ABONG conversou com algumas associadas para saber como foi a atuação delas no Fórum especial 10 anos no Rio Grande do Sul.

 

A ONG Centro de Assessoria e Estudos Urbanos (CIDADE) participou, entre os dias 26 e 28 de janeiro, do Seminário Internacional: Metrópoles Solidárias, Sustentáveis e Democráticas, na Grande Porto Alegre. Entre os palestrantes estiveram Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra), Tarso Genro (Ministro da Justiça) e Sergio Baierle, representante da ONG, na mesa: “Crise de transição; crise de civilização?”.

 

Na organização de uma tradicional caminhada de abertura, o Centro de Assessoria Multiprofissional (CAMP) saiu da Praça Parobé no centro de Porto Alegre, dia 25 de janeiro.

 

Já o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) esteve presente no 4º Seminário de Políticas Sociais e, segundo o blog do evento, os dois painéis conseguiram aprofundar as diversas temáticas que abrangem o assunto, desde marcas históricas a inúmeras fragilidades na construção de políticas sociais. Com a participação de Silvio Caccia Bava na primeira exposição e Marina Silva na segunda, o evento contribuiu para a atualização da Agenda Mundial de Políticas Sociais. (veja aqui matéria sobre o Seminário)

 

De acordo com Graciela Patricia Cornaglia, do Centro Ecumênico de Evangelização Capacitação e Assessoria (CECA – RS), a entidade integrou duas atividades na área de gênero e uma na área ecumênica. O projeto “Nem tão doce lar” consistiu na exibição de um ambiente doméstico onde tudo está aparentemente em ordem, mas quando se olha bem, os indícios e marcas de violência estão presentes, conscientizando que agressões podem acontecer em qualquer lugar. Questões como: O que fazer? Como pedir ajuda? Onde denunciar? foram esclarecidas e os locais de atendimento de mulheres em situação de violência divulgados no metrô de São Leopoldo, entre os dias 26 e 28 de janeiro.

 

Sendo membro do COMDIM (Conselho Municipal da Mulher), o CECA – RS também esteve na organização do Fórum Social da Mulher e entre as entidades realizadoras do Fórum Mundial de Teologia e Libertação, juntamente com o CEBI.

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca