ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

4574/02/2010 a 17/02/2010

ABONG e Oxfam lançam livro e filme sobre projeto SOS Vale do Itajaí

Em novembro de 2008, vários municípios do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, foram duramente castigados por enchentes e quedas de barragens que deixaram milhares de famílias desabrigadas. Muitos(as) perderam tudo o que tinham e várias pessoas morreram. As consequências da tragédia, potencializadas pelas deficiências em infraestrutura que caracterizam os centros urbanos brasileiros, continuam presentes na vida da população da região.

 

Apesar da promessa de liberação de recursos para a reconstrução das cidades atingidas, pouco foi feito mais de um ano depois das chuvas. Com o intuito de monitorar a aplicação do dinheiro e envolver a população em um processo participativo de controle social das verbas, o Fórum Sul ABONG, em parceria com a Oxfam, desenvolveu o projeto SOS Vale do Itajaí. (saiba mais sobre o projeto aqui)

 

Livro e documentário

Os resultados do projeto de monitoramento e o diagnóstico da situação dos(as) atingidos(as) pelas enchentes estão reunidos no livro SOS Comunidade Vale do Itajaí – monitoramento e organização comunitária em desastres, lançado durante as atividades do FSM 2010 Grande Porto Alegre. Junto com o livro, foi lançado também um documentário que conta a história do projeto e das pessoas envolvidas.

 

O lançamento aconteceu na manhã de 27 de janeiro, no Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul e reuniu cerca de quarenta pessoas. Mauri Cruz, diretor da regional Sul da ABONG e coordenador do projeto SOS Comunidade Vale do Itajaí, participou da atividade que teve também o objetivo de avaliar o projeto. “Alguns(mas) moradores(as) das cidades atingidas puderam estar presentes no lançamento. O projeto foi muito interessante, pois possibilitou o monitoramento dos recursos”, avaliou.

 

Aldalice Otterloo, integrante da direção executiva colegiada da ABONG, falou sobre a relação da tragédia de Santa Catarina e a situação dos povos da Amazônia, que também sofrem com problemas decorrentes da falta de uma política habitacional. Aldalice ressaltou que os trazido pelas pessoas atingidas – muitas delas ainda vivendo em abrigos precários – denunciam a violência e a negligência do Estado ao descumprir as promessas de auxílio imediato feitas logo após a tragédia. “Considero importante que essas denúncias cheguem à Conferência de Defesa Civil, marcada para março”, completa.

 

A atividade contou também com a presença de Victor Jun Arai, representante da Oxfam GB do Brasil. Ele ressaltou a importância da parceria e o papel da entidade em dar respostas rápidas a situações emergenciais como esta.

 

O livro será distribuído gratuitamente para entidades e organizações da sociedade civil. Para fazer o pedido de um exemplar, basta enviar mensagem para comunicacao@abong.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca