ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

45222/10/2009 a 4/11/2009

Encontro discute projetos de reforma política na América Latina

Nos dias 27 e 28 de setembro, realizou-se na cidade de Viña del Mar, Chile, a reunião da MESA de Articulación de Asociaciones nacionales y redes de ONGs de América Latina y el Caribe. A MESA é um espaço de articulação de ONGs da região, que busca formular uma agenda de respostas comuns diante dos desafios da América Latina e Caribe, para que as ONGs se confrontem e dialoguem com outros atores políticos, governamentais e não-governamentais, sociais e acadêmicos.

 

O encontro contou com a presença de associações de ONGs e redes, entre as quais a Associação Brasileira de ONGS (ABONG - Brasil), ACCIÓN (Chile), Asociación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción (ALOP, uma rede latinoamericana),  Asociación Nacional de Centros de Investigación, Promoción Social y Desarrollo (ANC, Peru), Asociación Nacional de Organizaciones No Gubernamentales Orientadas al Desarrollo (ANONG, Paraguai), Confederación Colombiana de Organizaciones No Gubernamentales (CCONG, Colombia) Plataforma Interamericana de Derechos Humanos, Democracia y Desarrollo (PIDHDD, rede latinoamericana), Propuesta Ciudadana (Peru), Red Encuentro (Argentina), Sinergia (Venezuela), e Unitas (Bolívia). Na reunião, foram aprovados dois novos integrantes da MESA: AMARC-ALC e LATINDADD, ambas redes com atuação em diversos países.

 

O objetivo do encontro foi fechar a agenda dos próximos meses da articulação, além da análise de conjuntura na América Latina e em cada um dos países representados. Do Brasil, foram destacadas as questões da reforma política, aprofundada durante seminário anterior ao encontro, e da sustentabilidade política e financeira das organizações no país. A ABONG enfrenta estas temáticas há bastante tempo, e compartilhou sua experiência com os demais integrantes da MESA.

 

No terceiro dia de encontro, as(os) representantes participaram do Encuentro Latinoamericano de ONGs organizado por ACCIÓN, intitulado “+ y Mejor Democracia en América Latina: Reformas Políticas y Experiencias de Incidencia de la Sociedad Civil”, que aconteceu no Göethe Institut de Santiago. Alguns  integrantes da MESA, como Magnólia Said, da ABONG, Jorge Balbis, da ALOP,  Rubén Fernández, da CCONG, Javier Azpur, da Propuesta Ciudadana, e Susana Eróstegui, da Unitas, contribuíram com a discussão nas mesas.

 

O seminário debateu a participação cidadã nestes países, a interferência na proposta de políticas e iniciativas da sociedade civil  para promover reformas políticas, a incidência das ONGs na esfera nacional e os novos desafios enfrentados. Magnolia Said, integrante da direção executiva da ABONG, apresentou a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político e como esta vem avançando na discussão do processo de reforma política no Brasil.

 

Para a ABONG, a MESA é um espaço importante para potencializar as ações das associadas e redes que a compõe. As características permanentes deste espaço são a diversidade, o intercâmbio e o apoio mútuo. Por isso, é prioridade da Associação participar dos processos de articulação regional, ampliando a relação das sociedades civis destes países, sendo um espaço de diálogo, solidariedade e troca.

 

Um novo encontro da MESA acontecerá em Lima no início de dezembro.

 

Mais informações sobre a MESA de Articulación estão disponíveis em www.mesadearticulacion.org

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca