ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

50005/07/2012 a 02/08/2012

Mulheres na Rio+20 denunciam violação dos compromissos assumidos na Eco 92

'Os movimentos de mulheres e o movimento feminista participaram ativamente desde a Eco 92, lutando todos os dias para efetivar os direitos humanos, em particular os direitos das mulheres. (...) Hoje, na Rio+20, viemos denunciar a evidente tentativa de retroceder em relação à garantia de direitos e à justiça socioambiental', diz o manifesto divulgado pelo Território Global das Mulheres na Cúpula dos Povos

 

Leia na íntegra: http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/

Leia versão em espanhol: Del Territorio Global de las Mujeres en la Cupula de los Pueblos para la Conferencia de Naciones Unidas sobre el Desarrollo Sustentable (Rio+20)

 

Visão feminista 5

As mulheres simplesmente arrasaram no primeiro dia da semana decisiva na Rio+20 e também na Cúpula dos Povos, que segue seu processo metodológico na busca de construirmos uma agenda global comum.  A começar da maior manifestação feminista de rua que o Rio de Janeiro já viu e pela ação direta de protesto no BNDES, realizada junto com os indígenas. Lembrando ainda a importante participação das ativistas da comunicação na resistência à tentativa de fechamento da Rádio Cúpula no domingo. Justamente no horário do Programa Planeta Lilás – e cuja pauta era a comunicação, pois o FMML se encerrava -  as coisas se acirraram. Governo e representantes da sociedade civil, do movimento de comunicação chegaram a bom termo, e nossa Rádio está no ar!

 

A Cúpula é das mulheres!

Ontem pela manhã (18) as ruas do Centro do Rio de Janeiro  lotaram: integrantes de vários movimentos sociais se juntaram por uma causa única: a defesa dos direitos e da liberdade das mulheres. A concentração da manifestação começou no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, e seguiu pela avenida Rio Branco, no Centro do Rio, terminando no Largo da Carioca.

http://cupuladospovos.org.br/

 

Mulher, Mídia e Bens Comuns

O conhecimento, a cultura, o saber popular e tradicional e a comunicação são bens comuns fundamentais, ainda que o senso comum e os meios de comunicação de massa falem apenas dos bens dados pela natureza, como a água, a terra, a biodiversidade, o ar.  Aqui, o painel feminista no FMML.

http://www.ciranda.net/


Anatel tenta fechar Rádio Cúpula

Segundo a Anatel, a rádio estaria ameaçando aviões que sobrevoam a área. Um cerco de resistência realizada pelos coletivos organizadores da rádio e pelas pessoas que estavam no local, fez os agentes do órgão desistirem da ação.

http://www.ciranda.net/

 

Repúdio à Anatel pela censura à Rádio Cúpula

A agência mais uma vez desrespeita o interesse público e a liberdade de expressão e age de maneira truculenta ao fechar a Rádio Cúpula neste domingo, na Cúpula dos Povos, no Rio.

http://www.institutotelecom.com.br/

 

Ellas al frente

Cumbre de los Pueblos: Radio Mundo Real cubre gran movilización, acción de mujeres y fuerte protesta indígena frente al BNDES

http://www.radiomundoreal.fm/

 

#OcupaBNDES – Banco Nacional Da Exploração Sexual

Nesta segunda-feira - 18 de junho, a Marcha Mundial das Mulheres realizou uma ação de resistência, denominada Rosa Luxemburgo, em frente ao Banco Nacional do Desenvolvimento, o BNDES, na sede do Rio de Janeiro.

http://sof.org.br/

 

Declaração da Articulação de Mulheres Brasileiras para a Cúpula dos povos

Por alternativas que efetivem igualdade e justiça socioambiental com liberdade, autonomia e participação política das mulheres.

http://www.articulacaodemulheres.org.br/

 

Feminismo, elemento central na construção das alternativas à economia verde

A partir das análises e dos testemunhos das mulheres presentes, concluiu-se que o que estão chamando de economia verde é parte de uma história de mudanças que começaram a acontecer nos anos 1950 na agricultura e que a tornaram cada vez mais artificial.

http://sof.org.br/

 

Tenda das Mulheres debate temas das assembleias

Diariamente as mulheres podem se encontrar pela manhã na Tenda das Mulheres, onde as rodas de conversa aprofundam o ponto de vista feminista sobre os debates na Cúpula.

http://cupuladospovos.org.br/

 

Este informativo é uma contribuição da Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada e do Instituto Patrícia Galvão – Mídia e Direitos para o debate e construção do II Fórum Mundial de Mídia Livre, que acontece no âmbito da Cúpula dos Povos.

 

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca