ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

44827/08/2009 a 9/09/2009

Plataformas nacionais de ONGs se encontram em Washington

Aconteceu entre os dias 6 e 11 de julho, em Washington, nos Estados Unidos, reunião dedicada a organização, funcionamento e planejamento das atividades do Fórum Internacional de Plataformas de ONGs (FIP). O encontro foi continuidade da Conferência de Paris, realizada em outubro de 2008, que resultou na criação do FIP - movimento internacional que agrupa 82 plataformas nacionais e 7 coalizões regionais de ONGs.

 

A Abong faz parte deste movimento, como uma Plataforma Nacional de ONGs, e como integrante da Mesa de Articulação de Associações Nacionais e Redes de ONGs da América Latina e Caribe - espaço de articulação de ONGs da região. A reunião foi realizada durante o Fórum Anual da InterAction – plataforma das ONGs americanas para o desenvolvimento.

 

O objetivo do encontro foi reunir o grupo de facilitação do Fórum, cuja função é animar o processo e a organização deste novo movimento internacional. Ali, foi possível avançar na definição do que é uma plataforma nacional de ONGs; na governança e funcionamento do Fórum até 2011 (ano em que acontece a Assembleia Geral), na relação com outros atores internacionais (organizações internacionais governamentais, outras organizações da sociedade civil, fundações, entre outros) e no diálogo com possíveis parceiros do Fórum.

 

O Fórum busca facilitar a cooperação entre as ONGs nos níveis regional, inter-regional e internacional, além de fortalecer a ação conjunta destas organizações no plano internacional e local e também na possibilidade de relações entre Associações e Redes que não se encontravam, nem compartilhavam suas experiências e realidades.

 

Uma das principais estratégias de ação é incidir nos temas de relevância internacional. Em 2008, foram definidos seis temas principais para a incidência política - acesso à água e saneamento; regularização dos mercados agrícolas; prevenção e resolução de conflitos; ajuda pública para o desenvolvimento ou financiamento para o desenvolvimento; luta contra as desigualdades sociais e exclusão e mudanças climáticas. O site do Centro de Recursos Internacionais www.ong-ngo.org será a principal ferramenta de divulgação, comunicação e informação, com quatro interfaces nas seguintes línguas: português, espanhol, inglês e francês.

 

Definiu-se também a realização de um estudo sobre fundos de apoio existentes para a sociedade civil. A ideia é analisar as diversas formas de modalidades destes fundos, como funcionam e mapear as instituições financiadoras. E mais pra frente, avançar na criação de um fundo que possa apoiar as organizações da sociedade civil.

 

Para a Abong, os seis temas em questão são de extrema urgência, é preciso agir local, regional e internacionalmente. A Abong em conjunto com Acción (Associação Chilena de ONGs) será responsável pela articulação do tema “luta contra as desigualdades e exclusão”. O texto “Alternativas democráticas contra a desigualdade e a injustiça, em tempos de crise global” é uma reflexão sobre a conjuntura atual e os reflexos da crise para a América Latina, e está disponível no link http://www.ong-ngo.org/spip.php?article2290

 

O papel da cooperação internacional é definitivo para a diminuição das desigualdades entre nações e povos. Não há como ter um sistema internacional mais equilibrado sem a cooperação e a transferência de recursos de países do Norte para o Sul. Também é fundamental fortalecer as organizações não-governamentais e os movimentos sociais, tanto no plano nacional quanto no plano internacional, porque estes são os sujeitos capazes de ação para a transformação social radical.

 

Para saber mais sobre Fórum Internacional de Plataforma, leia INFORMES Nº 434 - 13 a 28 de NOVEMBRO de 2008 na pagina da Abong www.abong.org.br ou acesse a página do Centro de Recursos Internacionais www.ong-ngo.org

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca