ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

50529/11/2012 a 18/12/2012

Abong promove 1º Fórum Brasileiro de Redes, Organizações e Ativistas de Defesa de Direitos

Evento acontecerá durante a Feira ONG Brasil, em 7/12, em São Paulo, SP

 

Entre 6 e 8 de dezembro, a cidade de São Paulo receberá a 4ª edição da Feira ONG Brasil, evento sem fins lucrativos composto por exposições em estandes e um congresso internacional. A Abong participará com a realização de diferentes atividades, dentre elas o 1º Fórum Brasileiro de Redes, Organizações e Ativistas de Defesa de Direitos, em 7/12. Na ocasião, serão debatidos temas relacionados à democratização do Estado e da sociedade no Brasil, cooperação internacional e desafios para a construção de alternativas ao atual modelo desenvolvimento.

 

Confira aqui a programação completa.

 

A Feira ONG Brasil acontece no Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho, com a participação de diferentes setores da sociedade, tais como as organizações que atuam em defesa de direitos, institutos e fundações empresariais. São 15 mil m² de exposição e mais de 196 palestras no Congresso internacional.

 

O 1º Fórum Brasileiro de Redes, Organizações e Ativistas de Defesa de Direitos tem por principal objetivo ampliar a visibilidade sobre o trabalho realizado pelas organizações que atuam em defesa de direitos, e sobre a articulação política entre os diversos tipos de entidades, no Brasil e no mundo. O objetivo do Fórum é reunir representantes da sociedade civil e também governamentais, brasileiros e internacionais, para compartilhar perspectivas e desafios, além de construir estratégias comuns de atuação.

 

A programação se divide em três painéis. O primeiro deles – O papel das organizações da sociedade civil na construção de uma cidadania planetária – será das 9h30 às 11h, e contará com a participação de Fátima Mello, da FASE: solidariedade e educação; do prof. Habib Ayeb, da Universidade Paris 06 e Paris 10, e de Alaa Talbi, do Fórum Tunisiano de Direitos Econômicos e Sociais. A proposta é fazer um balanço dos eventos internacionais Rio+20 e Cúpula dos Povos, além de refletir sobre a participação da sociedade civil nos processos de governança global.

 

Em seguida, das 11h30 às 13h, acontece o Painel 2 - A democracia que temos e a democracia que queremos – que será dedicado aos temas da participação social e da reforma política. A mesa será composta por Anna Luiza Salles Souto, do Instituto Pólis; Pedro Pontual, da Secretaria Geral da Presidência da República; e Rivane Arantes, da SOS Corpo, que falará sobre a “Reforma do Sistema Político Brasileiro: construindo uma nova cultura política brasileira”.

 

Anna Luiza apresentará a pesquisa “Novas lentes sobre a participação: utopias, agendas e desafios”, publicada pelo Instituto Pólis e disponível aqui. Já Pedro Pontual compartilhará a perspectiva governamental sobre a participação social no Brasil.

 

O Fórum se encerra com o Painel 3 – Os desafios das organizações e movimentos sociais brasileiros na construção de alternativas ao atual modelo desenvolvimento – que acontecerá das 14h às 15h30. André Lima Sousa, da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa, fará a exposição “Os mega eventos e o direito da cidade: participação e controle social na preparação da Copa e das Olimpíadas”. Em seguida, Chico Menezes, do Ibase, traz o tema da “erradicação da pobreza como direito de cidadania: o papel da sociedade civil organizada”, assim como Patrícia Vieira da Costa, da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza/MDS. Ela abordará “A erradicação da pobreza como direito de cidadania: o papel do Estado brasileiro”. O objetivo específico do painel é debater propostas de políticas de combate à pobreza e compartilhar experiências que contribuam para a construção de concepções alternativas de desenvolvimento, centradas nas necessidades humanas, que garantam a reprodução da natureza, evitem o desperdício e não esgotem os bens de que precisamos para bem viver.

 

Além da realização do Fórum, a Abong participará de diferentes atividades durante a Feira ONG Brasil. Em 6/12, em parceria com Secretaria Geral da Presidência da República e outras entidades, promove um seminário Por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil, das 9h às 17h30 (em breve, será divulgada a programação completa). Em 7/12, às 16h30, a Abong também participará do lançamento da pesquisa FASFIL, um suplemento sobre as Fundações e Associações Privadas Sem Fins Lucrativos no Brasil, desenvolvido a partir da parceria entre IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Instituto de Pesquisa Econômicas e Aplicadas - IPEA e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas – GIFE.

 

Em breve, serão divulgados mais detalhes sobre as diferentes atividades.

 

Inscreva-se na feira aqui

 

Serviço

 

1º Fórum Brasileiro de Redes, Organizações e Ativistas de Defesa de Direitos

Data: 07 de dezembro de 2012

Hora: 9h às 15h30

Local: Feira ONG Brasil - Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho

Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo

Confira aqui a programação completa.

www.ongbrasil.com.br

 

Assessoria de Imprensa

Hugo Fanton

comunicacao@abong.org.br

(11) 3237-2122

 

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca