ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

50529/11/2012 a 18/12/2012

Tunisianos participam de atividade da Abong sobre o papel das OSCs na construção de uma cidadania planetária

Com o objetivo de refletir sobre a participação de organizações da sociedade civil na governança global e nos processos de mobilização e luta popular em diferentes partes do mundo, a Abong promoverá, durante a Feira ONG Brasil, o debate “O papel das organizações da sociedade civil na construção de uma cidadania planetária”. A atividade faz parte da programação do 1º Fórum Brasileiro de Redes, Organizações e Ativistas de Defesa de Direitos, promovido pela Abong em 7/12, em São Paulo, SP, e contará com a presença de ativistas e professores tunisianos/a parceiros/as de um projeto de cooperação Sul-Sul da Abong, patrocinado pela Fondation de France, em parceria com o Fórum Tunisiano por Direitos Econômicos e Sociais (FTDES).

 

O evento será das 9h30 às 11h, e se inicia com a exposição de Fátima Mello, da FASE: solidariedade e educação, sobre “O debate e a ação socioambiental pós-Rio+20 e Cúpula dos Povos: balanço e perspectivas no Brasil e no mundo”. Em seguida, Habib Ayeb, professor das Universidades Paris VI e X e da Universidade americana do Cairo (Egito), apresentará “Um olhar sobre a primavera árabe”. A proposta é abordar questões políticas e sociais relacionadas aos movimentos pela democracia que derrubaram ditaduras no mundo árabe. O Professor Habib é franco-tunisiano e realiza pesquisas sobre as dinâmicas de desenvolvimento dos países árabes, especialmente no que diz respeito aos movimentos de democratização e a relação entre acesso a recursos naturais e causas da pobreza.

 

O painel terá também a presença de Alaa Talbi, diretor de projetos do Fórum Tunisiano de Direitos Econômicos e Sociais (FTDES). Ele deve aprofundar a reflexão sobre a relevância dos movimentos sociais na Tunísia hoje e compartilhar a experiência de planejamento e construção do próximo Fórum Social Mundial (FSM), que será realizado em 2013 na cidade de Túnis. Talbi é membro do comitê de organização do FSM e do Fórum de Mídias Livres, e coordenou projetos ligados a direitos dos migrantes e à transparência pública. É membro-fundador do Raid-Attac da Tunísia. Também integra a delegação tunisiana a ativista Maha Abdelhamid, membro-fundadora do ADAM for Equality and Development, primeira organização voltada para a igualdade e contra a discriminação racial, recém-criada no país.

 

O 1º Fórum Brasileiro de Redes, Organizações e Ativistas de Defesa de Direitos tem por principal objetivo ampliar a visibilidade sobre o trabalho realizado pelas organizações que atuam em defesa de direitos, e sobre a articulação política entre os diversos tipos de entidades, no Brasil e no mundo. O objetivo do Fórum é reunir representantes da sociedade civil e também governamentais, brasileiros e internacionais, para compartilhar perspectivas e desafios, além de construir estratégias comuns de atuação (confira aqui a programação completa).

 

Além da realização do Fórum, a Abong participará de diferentes atividades durante a Feira ONG Brasil. Em 6/12, em parceria com Secretaria Geral da Presidência da República e outras entidades, participa de um seminário Por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil, das 9h às 17h30 (veja aqui mais informações). Em 7/12, às 16h30, a Abong também estará no lançamento da pesquisa FASFIL, um suplemento sobre as Fundações e Associações Privadas Sem Fins Lucrativos no Brasil, desenvolvido a partir da parceria da Abong com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Instituto de Pesquisa Econômicas e Aplicadas - IPEA e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas – GIFE (confira aqui mais informações).

 

A Feira ONG Brasil acontece no Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho, com a participação de diferentes setores da sociedade, tais como as organizações que atuam em defesa de direitos, institutos e fundações empresariais. São 15 mil m² de exposição e mais de 196 palestras no Congresso internacional. Inscreva-se na feira aqui.

 

Serviço

 

1º Fórum Brasileiro de Redes, Organizações e Ativistas de Defesa de Direitos

Data: 07 de dezembro de 2012

Hora: 9h às 15h30

Local: Feira ONG Brasil - Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho

Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo

Confira aqui a programação completa.

www.ongbrasil.com.br

 

Assessoria de Imprensa

Hugo Fanton

comunicacao@abong.org.br

(11) 3237-2122

 

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca