ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

5077/2/2013 a 7/3/2013

Textos e vídeos debatem a democratização das comunicações

Muitas vezes chamada de quarto poder, ou poder moderador, a mídia tem como função informar a população através de uma rede de comunicação minimamente horizontal, de tal forma que todos os pontos de vista, versões da mesma história tenham o mesmo espaço. A convivência em sociedade seria guiada através de uma prática política democrática, mantida sob uma perspectiva igualitária de expressão para todos os cidadãos, independente de sua condição social, credo religioso ou etnia.

 

Os avanços tecnológicos facilitaram as etapas de produção, reprodução e divulgação da informação, contudo, sem democratizá-la, seguindo o sentido contrário, ao conglomerar cada vez mais meios de comunicação nas mãos de cada vez menos indivíduos. Dessa forma, o cenário que encontramos hoje se configura como um monopólio que, quando ameaçado, esconde-se sobre uma suposta defesa da liberdade de expressão.

 

Sem democratizar a comunicação e o acesso à informação não é possível democratizar o Estado e a sociedade brasileiros. Por isso, comunicação e transparência são áreas prioritárias em que a Abong atua. Visando fomentar o debate com experiências internacionais, reflexões teóricas e análises atuais, reunimos uma série de textos e vídeos sobre o tema, que serão atualizados no decorrer do ano. Todo o material é de livre reprodução e pode ser acessado gratuitamente na sessão “Democratização das comunicações”. Acesse !

 

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca