ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

50807/03/2013 a 04/04/2013

Camponesas ocupam sede do Ministério da Agricultura em Brasília

Na manhã desta quinta-feira (7/3), mais de 1.000 camponesas ligadas à Via Campesina e ao Movimento Camponês Popular (MCP) ocuparam o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília (DF).

 

“Viemos defender uma agricultura que garanta a nossa soberania alimentar, com a produção de alimentos saudáveis, livre de agrotóxicos e com preservação ambiental. Para isso, consideramos a reforma agrária o primeiro passo, com ampla democratização da terra para os trabalhadores e trabalhadoras. Nossa mobilização pressiona o Governo para que a reforma agrária seja, finalmente, priorizada”, declara Kelli Mafort, integrante da coordenação nacional do MST.

 

As manifestantes denunciam o modelo de desenvolvimento protagonizado pelo agronegócio. “O modelo é aliado ao latifúndio, utiliza-se de trabalho escravo, expulsa o trabalhador do campo, não produz alimentos para o povo brasileiro. As mulheres são as primeiras a arcarem com as consequências: falta de trabalho, exposição constante a agrotóxicos e venenos, próprios do agronegócio. Isso é uma forma de violência contra a mulher camponesa”, completa Mafort.

 

As camponesas ainda reivindicam o acesso ao crédito, à assistência técnica e a políticas como o Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar. As mulheres também querem a intensificação da campanha de documentação rural.

 

A mobilização faz parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas. Em Brasília, cerca de 1200 pessoas ocupam um terreno ao lado do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nacional. O acampamento Hugo Chávez é por tempo indeterminado.

 

Fonte: Brasil de Fato

 

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca