ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

50908/04/2013 a 02/05/2013

Marcha de abertura do Fórum Social Mundial leva centenas de milhares às ruas de Túnis

O Fórum Social Mundial (FSM) teve inicio nesta terça (26/3) com uma grande marcha em Túnis. Centenas de milhares de pessoas, de diversas partes do mundo, ocuparam as ruas da capital tunisiana para viver a solidariedade global e afirmar que um outro mundo é possível. A crítica ao modelo econômico atual e às dominações de classe, raça, gênero e etnia estavam presentes em cantos, palavras de ordem, bandeiras e faixas que exigiam o fim do capitalismo e da opressão sobre os povos. “É incrível. Há apenas dois anos que esse tipo de manifestação se passa aqui. Antes era impossível, e estamos aqui, com milhares de pessoas, vindas de todas as partes do mundo. Estamos juntos para celebrar a liberdade e a revolução. Só a festa não é suficiente, temos que ir mais longe, e manter o processo da revolução. Esse é meu sonho e minha questão. Se pudermos fazê-lo, seria maravilhoso”, afirmou o professor tunisiano Habib Ayeb, das Universidades Paris VI e X e da Universidade americana do Cairo (Egito).

 

Também presente na marcha, Gilberto Leal, da Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), disse que a abertura realizada foi “fortíssima”, pela grande diversidade de movimentos de todas as partes do mundo. “Com esse número de pessoas e essa energia, acho que esse Fórum terá debates intensos. Será forte, o pessoal da Palestina veio forte, e nós do Brasil também estamos presentes com muitos movimentos”. Já Edmundo Kroger, do CECUP – Centro de Educação e Cultura Popular e da direção da Abong, destacou que em um contexto marcado pelo discurso de cumprimento de metas de austeridade, “o povo está aqui reunido para pensar que uma outra sociedade e modelo de economia é possível. É muito importante este momento, pessoas de várias nações, de todas as partes do mundo, é uma grande oportunidade de trazer transformação”.

 

O FSM 2013 terá debates e oficinas presenciais, e pela primeira vez as atividades serão transmitidas pela internet. O primeiro evento promovido pela Abong, hoje (27/3), às 9h, terá transmissão online, disponibilizada gratuitamente através deste LINK. O tema abordado será A Prática da Democracia Participativa, sendo grandes as expectativas, visto que a região vive um período revolucionário de crescente participação política da população.  Participe!

 

O FSM 2013 será encerrado com outra marcha, na tarde do dia 30. A região ainda passa por um processo revolucionário que envolve, majoritariamente, a sociedade civil; de sindicatos aos movimentos estudantis. A Carta de Princípios do FSM , em seu primeiro ponto, define o encontro como "um espaço aberto de encontro plural e diversificado, não confessional, não governamental e não partidário”. O Fórum está organizado em um sistema que, em diversas considerações, alinha-se com o principio da democracia participativa, um dos lemas que tomaram as ruas do Oriente Médio nos últimos anos.

 

Mesmo abrangendo problemáticas globais, como o consumismo exacerbado dos recursos limitados e desastres ambientais provocados pelo ser humano, o Fórum tradicionalmente aborda causas locais da região onde é sediado. Uma das principais problemáticas atuais encontra-se no conflito entre Israel e Palestina, causa de diversas violações aos direitos humanos. Está prevista uma marcha em solidariedade mundial à Palestina no encerramento do FSM.

 

O Fórum é um evento aberto a todos e todas; não é necessário convite para participar, sendo a viabilização dos meios necessários para realização das atividades (palestras, oficinas, seminários, etc.) de responsabilidade da organização. De acordo com a Carta de Princípios do FSM, “nenhuma entidade ou organização cujo perfil esteja em concordância com os princípios do FSM teve ou terá negada a sua participação nos seus eventos”.

 

Por Hugo Fanton, em Túnis, pela Abong

 

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca