ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

44028/04/2009 a 6/05/2009

Atividades internacionais sobre Educação de Pessoas Jovens e Adultas em Belém

Em 2009, o Brasil é sede de duas atividades sobre Educação de Pessoas Jovens e Adultos (EPJA). Entre os dias 16 e 22 de maio, serão realizados em Belém, capital do estado do Pará, o Fórum Internacional da Sociedade Civil (FISC) e a Conferência Internacional de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (CONFINTEA), o maior evento internacional desta modalidade educacional.

 

CONFINTEA

Organizada pela UNESCO pela primeira vez em 1949, na Dinamarca, a CONFINTEA acontece em intervalos de doze anos. Sua sexta edição é a primeira em um país da América do Sul.

 

A participação na CONFINTEA VI é restrita a representantes de governos, mas há intervenção da sociedade civil organizada tanto na preparação dos documentos apresentados por cada país, como nas discussões que pautaram o documento final da Conferência e o compromisso dos governos.

 

Marcada para os dias 19 a 22 de maio, a CONFINTEA é um momento em que serão discutidas formas de diminuir as discrepâncias em termos de políticas efetivas para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas, a partir da articulação das demandas relacionadas ao tema com os principais arcabouços internacionais que tratam de educação e desenvolvimento como as metas da Educação Para Todos (EPT) e as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDMs), a Década das Nações Unidas para a Alfabetização (UNLD), a Iniciativa de Alfabetização para o Empoderamento (LIFE) e a Década das Nações Unidas para Educação e o Desenvolvimento Sustentável (DESD).

 

FISC: inscrições abertas para brasileiros (as)

Já o Fórum Internacional da Sociedade Civil (FISC) é aberto à participação de ativistas brasileiros (as) e estrangeiros (as), interessados (as) em Educação de Pessoas Jovens e Adultas, e acontece nos três dias que antecedem a CONFINTEA, também como forma de preparação para o evento. Plural e participativo, o FISC pretende fomentar a reflexão e a formulação de propostas, além de fortalecer a rede de entidades da sociedade civil a partir da troca de experiências e da organização do processo de incidência na Conferência.

 

Estão programadas doze mesas temáticas coordenadas por especialistas, ativistas, educadores (as) e educandos (as), relacionadas ao tema da EPJA e questões adjacentes, como educação em contexto de privação de liberdade, interculturalidade, educação do campo e educação para o meio ambiente.

 

As inscrições de participantes internacionais foram abertas no início do mês de março. Já são 180 representantes de países como África do Sul, Argélia, Burkina Faso, Gâmbia, Madagascar, Mali, Moçambique, Nigéria, Quênia, Senegal, Sudão, Tanzânia, Zâmbia, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Haiti, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, Bangladesh, Índia, Indonésia, Japão, Paquistão, Sri Lanka, Alemanha, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Moldávia, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça e Líbano.

 

Os (as) brasileiros (as) podem se inscrever  preenchendo a ficha disponível na página do FISC, no link:

http://www.fisc2009.org/index.php?option=com_content&view=article&id=31&Itemid=13

 

A confirmação da inscrição será enviada por email. A expectativa é que mais de 1200 pessoas participem do FISC.

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca