ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

51002/05/2013 a 06/06/2013

Centro Sabiá comemora 20 anos na luta pela terra e pela agroecologia

Em 2013, o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá completa 20 anos de existência e atuação junto aos movimentos populares e trabalhadores rurais. Suas atividades, que variam desde o auxílio à processos associativos até a inserção de produtores rurais no mercado, estendem-se por quatro territórios no estado do Pernambuco: a Zona da Mata no Sul do estado; Agreste Central; Sertão do Pajeú; e centro da cidade. “O Sabiá foi criado em 1993 com a perspectiva de trabalhar com agroecologia e os paradigmas da temática rural. Estamos nos esforçando para criar uma atualização geral da nossa forma de atuação política”. Para Alexandre Henrique Bezerra Pires, coordenador geral, e na instituição há 10 anos, “o Centro têm se mantendo firme na nossa missão, contando com nossa capacidade de articulação com outras instituições, atualização das ações e de outras formas de cooperação”.

 

O diálogo é elemento central dos meios utilizados por seus colaboradores que, no entanto, enfrentam dificuldades no debate em ambiente urbano. Há um preconceito na sociedade brasileira com os movimentos que visam reformar a arcaica estrutura fundiária, fundamentado, principalmente, na falta de informações acerca da importância de sistemas alternativos ao agronegócio.

 

Cabe ressaltar que 85% dos estabelecimentos agrícolas no Brasil utilizam agricultura familiar, mas estão concentrados em apenas 25% das terras. “Reconhecemos que o campo da agricultura familiar e da agroecologia tem conseguido uma expressão maior no Brasil, principalmente na região do Nordeste, que é onde estamos, conseguindo inclusive avançar no campo das leis”. Entretanto, Alexandre Henrique Bezerra ressalta que o caminho a ser percorrido ainda é longo, e esbarra em diversos interesses, tais como os do “agronegócio e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que vão contra a nossa luta. As fronteiras do agronegócio cresceram não só na própria Caatinga, mas em diversos ecossistemas. Eles também têm crescido dentro do Congresso e ao mesmo tempo os representantes desse modelo tem ocupado posições na definição de diretrizes do governo”, completa.

 

Para saber mais sobre o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, acesse a página eletrônica da organização: http://www.centrosabia.org.br. Nela, é possível conhecer suas principais atividades, missão, publicações, programas institucionais e as redes e articulações em que estão inseridos, dentre outras informações.

 

 

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca