ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

43413/11/2008 a 28/11/2008

Nasce o Fórum de PLataformas Nacionais de ONGs

Nos dias 27 e 28 de outubro, a ABONG participou do encontro organizado pela Coordination SUD, em Paris, França, com outras plataformas nacionais de ONGs. A reunião contou com a presença de representantes de 82 países. O encontro - que buscou fortalecer a atuação das organizações presentes em seus respectivos países, bem como a cooperação Norte-Sul e Sul-Sul - resultou na adoção de um plano de ação para facilitar a cooperação e a solidariedade entre as plataformas nacionais. Esta articulação ficou conhecida como Fórum das Plataformas Nacionais de ONGs.


O objetivo deste Fórum é facilitar a cooperação entre as associações nacionais de cinco continentes e as coalizões regionais de ONGs nos níveis regional, inter-regional e internacional. “O Encontro de Paris foi a ampliação de um espaço de articulação entre Associações e Redes Nacionais de ONGs, além de permitir lidar com conflitos e tensões deste conjunto de sujeitos sociais”, afirma Taciana Gouveia, da SOS Corpo (PE) e integrante da diretoria colegiada da ABONG. “É um processo iniciante e que aponta possibilidades interessantes e positivas, como o fortalecimento da luta por uma ação conjunta destas organizações no plano internacional e local e também a possibilidade de relações entre Associações e Redes que não se encontravam, nem partilhavam suas realidades até então”.


Por conta da diversidade das organizações envolvidas no Fórum, decidiu-se partir das ações das cinco plataformas fundadoras do processo: ABONG (Brasil), ACCIÓN (Chile), CONGAD (Senegal), Coordination SUD (França) e VANI (Índia), entrando num período de transição, que deve aprofundar a construção do Fórum, a definição dos seus objetivos e a sua forma de funcionamento.


Para pensar neste processo, o Fórum das Plataformas Nacionais de ONGs terá uma “Grupo de facilitação” com mandato de dois anos. Este grupo é composto pelas cinco plataformas históricas: ABONG (Brasil), ACCIÓN (Chile), CONGAD (Senegal), Coordination SUD (França) e VANI (Índia) e novos representantes: PIANGO (Oceania), InterAction (Estados Unidos), Espace Associatif (Marrocos), CNONGD (República democrática de Congo) e SADC-NGO Council (África do Sul).


Nos dois dias que se seguiram a este encontro, a Coordination SUD organizou outras atividades, das quais a ABONG participou. No dia 29, houve um encontro entre representantes de Plataformas de ONGs e sujeitos internacionais, através de workshops. No dia 30, a Coordiantion SUD e a CONCORD organizaram uma conferência oficialmente apoiada pela presidência francesa da União Européia, intitulada “Olhar do Mundo sobre a Europa”. Esta conferência pôde contrapor as diversas visões dos(as) participantes, oriundos de mais de 80 países, em relação à Europa. Numerosos representantes das ONGs, intelectuais, jornalistas e gestores(as) participaram dos debates. Como resultado, um pacote diplomático reunindo os requerimentos das ONGs participantes foi entregue às autoridades públicas francesas e européias.

* Leia a declaração nas versões em espanhol, francês e inglês:
http://ong-ngo.org/IMG/doc/Mensajes_del_Mundo_a_Europa.doc
http://www.coordinationsud.org/IMG/pdf/WorldmessagesEurope_FR.pdf
http://www.coordinationsud.org/IMG/pdf/WorldmessagesEurope_EN.pdf

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca