ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

43413/11/2008 a 28/11/2008

Fórum Social Mundial terá dia dedicado à Pan-Amazônia

O segundo dia do Fórum Social Mundial de 2009, em Belém, 28 de janeiro, será inteiramente dedicado à Pan-Amazônia. Com o tema “500 anos de resistência, conquistas e perspectivas afro-indígena e popular”, serão realizadas atividades que, segundo Aldalice Otterloo, do Instituto Universidade Popular - Unipop (PA) e integrante da diretoria colegiada da ABONG, “darão visibilidade às questões amazônicas tanto do ponto de vista da sua riqueza multicultural, sua biodiversidade, como às lutas dos povos originários e tradicionais da Amazônia na perspectiva de manter sua cultura, sua língua, sua identidade, seu território”. A demarcação de um dia especial para estas lutas também busca mostrar “a disputa acirrada de projetos políticos motivada principalmente pelo acesso, uso e controle dos recursos naturais da Amazônia”, segundo Aldalice.


O dia 28 marca também a realização do V Fórum Social Pan-Amazônico - FSPA, espaço de alianças dos povos pan-amazônicos, de suas representações, organizações e movimentos. O FSPA reunirá diversas atividades compartilhadas com o FSM a exemplo dos Encontros Sem-Fronteiras, realizados nas regiões fronteiriças do Brasil e demais países da Pan-Amazônia, e das Caravanas Terrestres e Fluviais que culminarão no segundo dia do FSM.


Já durante o processo de preparação do evento, a organização vem buscando criar espaços de diálogo e viabilizar o envolvimento propositivo dos povos da Amazônia, organizações indígenas da Amazônia brasileira e da Pan-Amazônia, assim como das organizações de populações remanescentes de quilombos e afrodescendentes, extrativistas e ribeirinhas. “Estamos conseguindo construir processos interessantes e promissores que podem frutificar para além do FSM com os países da Pan-Amazônia, intercambiando idéias, debates e plataformas de luta e de construção de alternativas, a partir de temas como modelos energéticos e agrocombustível; integração regional (IIRSA), militarização, terra e território, desmatamento, mudanças climáticas e migrações humanas, que nos unificam e convergem para um aprofundamento que contribui para o enfrentamento a esse modelo de desenvolvimento implantado em nossa região, que é predador e violador dos direitos dos povos tradicionais, destruidor das identidades culturais, da biodiversidade, facilitador do aumento das desigualdades, e coloca em risco a sobrevivência do planeta na medida em que destrói a floresta fazendo avançar a monocultura, a pecuária e a poluição dos rios”, afirma Aldalice.

 

“Pretendemos abrir um diálogo com outras regiões do mundo que já sofreram esse mesmo impacto como Indonésia, Malásia, Congo e outros”, explica. A programação do dia da Pan-Amazônia está sendo trabalhada em conjunto pelo Conselho Internacional do FSPA (Conselho Pan-Amazônico) e o Conselho Internacional do FSM.

* Com informações do site oficial do Fórum Social Mundial 2009 em Belém: www.fsm2009amazonia.org.br/

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca