ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

43330/10/2008 a 18/11/2008

FSM: Mobilizar para comunicar

A comunicação terá uma forte dimensão política no próximo Fórum Social Mundial. Sob o lema “Mobilizar para comunicar”, projetos, encontros e iniciativas já estão sendo gestadas para janeiro de 2009 em Belém. “Quando se admite que o modelo econômico e o sistema financeiro faliram e que um outro mundo é imprescindível, precisamos mostrar as perspectivas presentes no FSM. E não podemos fazer isso através das mídias agarradas ao modelo falido. Precisamos ativar nossos canais alternativos”, afirma Rita Freire, editora da Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada e integrante do GT de comunicação do FSM.


Ela conta que um primeiro chamado do FSM, de “Mobilizar para Comunicar (para mobilizar...)” mostra esta diferença de concepção. “Significa que cada atividade deve incorporar, na construção, sua ação comunicativa. Deve ser informada ao seu público de interesse, mobilizar pessoas e recursos de comunicação no seu entorno e conectar-se com as redes do FSM. É diferente de produzir informação centralizada e distribuí-la”, explica.

 

Outro fato que acentua a dimensão política da comunicacao no FSM é o esforço das mídias alternativas e movimentos de comunicacao em realizar, dois dias antes do FSM, um Fórum Mundial de Mídia Livre para debater temas próprios da imprensa que se coloca fora do mercado e próxima das mobilizações sociais. “No Brasil, será um impulso para uma conferência nacional de comunicação e para divulgar as propostas do Manifesto da Mídia Livre. Fora do Brasil, vamos debater os modos colaborativos entre as mídias da América Latina e o direito a comunicacao como luta internacional”, conta Rita.


Belém deve abrigar o encontro das experiências já realizadas no FSM, orientadas pelo conceito de comunicação compartilhada. “Nelas, pessoas, mídias não comerciais, recursos e tecnologias podem ser acionados para ações midiáticas coletivas. Será a 9ª cobertura compartilhada do FSM pela Ciranda, por onde passam textos, links e arquivos de mídia, num panorama diversificado do que está sendo produzido. Qualquer mídia ou comunicador(a) pode participar da Ciranda, das reuniões de pauta, da publicação de materiais”, explica.


Os quatro projetos compartilhados de Porto Alegre 2005 terão sua versão Belém 2009 (Fórum de Rádios, Fórum de TVs, Laboratório de Conhecimentos Livres, além da própria Ciranda e iniciativas parceiras). “Outra experiência prevista vem da cobertura do FSM 2008. A proposta é que eventos distantes se conectem com o FSM através de diálogos pela internet ou por rádio, compondo um programa de atividades já batizadas de “Belém expandida”. Será possível uma atividade do FSM na Palestina ou na Bolívia, por exemplo, ou no interior da floresta amazônica, por meio de rádio”, informa Rita. “A terceira experiência será inaugurada em Belém, e está no desafio do FSM de aprender a fazer comunicacao a partir das práticas da floresta”, completa.


Todas as pessoas interessadas podem contribuir desde já, assumindo ações de comunicacao de atividades, ajudando a construir o Fórum de Mídia Livre e, durante o FSM, participando de um dos projetos compartilhados. A Ciranda também está reunindo pessoas que vão a Belém e participarão de atividades de edição, organização de pautas, tradução ou que se interessem pelos demais projetos.

* Leia a íntegra da entrevista de Rita Freire no site da ABONG: http://www2.abong.org.br/final/caderno2.php?cdm=19307
* Ciranda / inscrições: http://www.ciranda.net/spip/article2499.html
* Fórum de Mídia Livre: http://forumdemidialivre.blogspot.com
* OpenFSM: http://openfsm.net/ e WSFTV: www.wsftv.net
* Para participar dos projetos: ciranda@ciranda.net

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca