ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

51503/10/2013 a 07/11/2013

21 de setembro: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Por Amanda Proetti

 

Dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída pelo movimento social, em 1982, durante um encontro nacional de entidades engajadas com a causa. A escolha se deu pela proximidade com o início da primavera e por ser a mesma data que simboliza o Dia da Árvore, em alusão à força e ao renascimento perpétuo da natureza que seriam a representação do nascimento das reivindicações por cidadania, participação  e inclusão. A data tornou-se referência para todas as organizações de e para pessoas com deficiência, tendo sido oficializada pela lei federal 11.133, em 2005.

 

Todos os anos, por todo o país, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é marcado por diversas atividades. A ONG Vida Brasil, situada em Salvador (BA), se soma a essa luta desde sua fundação, há 17 anos. A organização atua com o programa Acessibilidade e Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, coordenado por Heron Cordeiro e Islândia Costa.

 

Na semana anterior à data, ambos e mais alguns integrantes da organização participaram de uma série de eventos voltados às comemorações com o objetivo de pautar a sociedade e o poder público sobre as questões trazidas pelo movimento social referentes à luta por acessibilidade e garantia de direitos. "Foi através da luta das organizações, do movimento social e da pressão popular que o poder público passou a se conscientizar sobre a acessibilidade e a prioridade das pessoas com deficiência. Mas, as leis ainda precisam ser respeitadas e deve haver mais formação e conhecimento para a execução de projetos arquitetônicos nas cidades para reduzir as barreiras impostas à pessoa com deficiência", avalia Costa.

 

Entre os dias 17 e 20 de setembro, Costa participou da programação da Rádio Cruzeiro 590 AM, do TVE Revista - programa ao vivo da TVE -, além da mesa Acessibilidade no trânsito para pessoas com deficiência visual, do Transitando - III Seminário sobre Segurança no Trânsito da Bahia, realizado pelo DETRAN/BA, e da X Jornada CIP/ICB - Perspectivas para a inclusão da pessoa com deficiência visual, realizada pelo Instituto de Cegos da Bahia. A coordenadora abordou os desafios impostos pela situação urbanística de Salvador, a necessidade de um maior planejamento inclusivo e a luta do movimento social por políticas públicas, em especial as que se referem a direito à cidade e mobilidade urbana.

 

No dia 20/9, foi a vez de Cordeiro e também do coordenador da Vida Brasil, Damien Hazard. Eles participaram, respectivamente, do seminário A Deficiência na Perspectiva dos Direitos Humanos, realizado pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, e de entrevistas para as rádios Cultura AM 1140 e Cruzeiro da Bahia 590 AM.

 

Na noite do dia 20, as boas vindas à nova estação que se aproximava se deram com o Primavera no 2 de Julho, evento realizado pelo Movimento Nosso Bairro é 2 de Julho com o tema "Dá pra andar no seu bairro?", que inseriu a acessibilidade em seu debate. Além da exibição de filmes e falas de diversos movimentos, a atividade teve a presença de representantes da Vida Brasil. O evento contou ainda com uma descontraída oficina em que os/as participantes e transeuntes do bairro puderam andar de cadeira de rodas e vendar os olhos para experimentar as dificuldades que uma pessoa com deficiência enfrenta para se locomover na cidade.

 

A entrevista na íntegra concedida por Islândia Costa à Rádio Cruzeiro 590 AM pode ser conferida aqui.


Essas e outras ações da Vida Brasil podem ser conferidas no blog da organização.

 

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca