ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

51607/11/2013 a 05/12/2013

Seminário debate processo democrático na América Latina

A Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais - Abong promove, em parceria com a Mesa de Articulación - plataforma de articulação de ONGs da América Latina e Caribe -, o Seminário Internacional - A Sociedade Civil Organizada e o Processo Democrático na América Latina. O evento acontece dia 12 de novembro de 2013 (terça-feira), das 9h às 18h30, na sede da Abong, na Rua General Jardim, 660 - Vila Buarque, em São Paulo (SP).

 

O seminário integra projeto financiado pela União Europeia, que pretende promover a reflexão sobre o papel das ONGs na região.

 

Entre os desafios comuns identificados pelas organizações, estão o reconhecimento das OSCs (organizações da sociedade civil) como atores políticos e sociais relevantes para o fortalecimento da democracia, a geração de mecanismos transparentes e confiáveis de financiamento público para garantir sua independência, a criação de marcos jurídicos claros para o seu funcionamento e a o diálogo com o setor público e privado.

 

O projeto também se propõe a criar um Observatório Regional de Monitoramento de Recursos para sistematizar e divulgar informações para governos e outros atores interessados em financiamento público para ONGs.

 

Além disso, a ação pretende contribuir com o fortalecimento de outras redes, gerando conhecimento e troca de experiências com organizações da sociedade civil de outras regiões do mundo, como África e Ásia.

 

Programação

 

O chileno Miguel Santibañez, presidente da Asociación Chilena de ONG - Acción será responsável pela abertura do evento.


A partir das 10h, Sérgio Haddad, da Ação Educativa e do Fundo Brasil de Direitos Humanos, falará no Painel 1 sobre "O Papel das Organizações da Sociedade Civil na Construção da Democracia e Seus Obstáculos", com moderação de Loreto Bravo (Acción - Chile). O debatedor será Silvio Caccia-Bava (Instituto Pólis e Le Monde Diplomatique Brasil).

 

O segundo painel, com início previsto para as 14h, terá como tema "Movimentos Sociais e Organizações da Sociedade Civil nas Lutas pela Transformação Social" com a participação do jornalista e ativista uruguaio Raúl Zibechi (em vídeo-conferência). A moderadora será Laura Becerra (Equipo Pueblo, do México) e o debatedor será Jorge Balbis, da Asociación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción al Desarrollo - ALOP).

 

A conferência "Crises e Transformações no Capitalismo Contemporâneo" encerra o seminário a partir das 16h30 e será proferida pelo economista mexicano Oscar Ugarteche, com moderação de Ivo Lesbaupin (Iser Assessoria e Abong). Todos os painéis e conferência contarão com debate com o público.

 

Para participar, é preciso se inscrever aqui:

https://docs.google.com/forms/d/1BF3aTirbzxt4I3S-wkIM5OrGwobZ7shZ8pRUTecFDj0/viewform#start=openform

Evento no Facebook:

https://www.facebook.com/events/236516789845100/?ref_dashboard_filter=calendar

Serviço

Seminário Internacional - A Sociedade Civil Organizada e o Processo Democrático na América Latina

Data: 12 de novembro de 2013 (terça-feira)

Horário: 9h - 18h30

Local: Rua General Jardim, 660 - Vila Buarque - São Paulo (auditório)

Tel.: 11 3237-2122

Site: www.abong.org.br

 

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca