ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

46929/07 a 11/08/2010

OPINIÃO – Os desafios da ABONG para o próximo período

O ano de 2010 trouxe e continua trazendo uma série de desafios para a ABONG. Após quase dezenove anos de existência, a conjuntura política nacional e internacional e as especificidades do campo político das organizações progressistas, do qual fazemos parte, trazem novas perspectiva e obstáculos que precisam ser enfrentados.

 

A Assembleia Geral, realizada em março deste ano, apontou algumas prioridades que visam fortalecer nossa Associação, tanto externa como internamente. São temas que precisam ser colocados para a sociedade e outros que demandam discussão e reflexão entre nossas instâncias internas: regionais, conselho diretor e executiva. Instâncias que passaram inclusive por renovações após eleição na AG. Além disso, entendemos que é preciso estreitar os laços entre a ABONG e suas associadas, principalmente por meio do debate e mobilização para assuntos que são do interesse de todas e todos.

 

De forma geral, nos une a percepção de que é urgente formular e propor um novo paradigma de desenvolvimento socioambiental, que reverta o quadro de exploração de recursos naturais em detrimento da vida. Também nos reconhecemos na luta comum pela efetivação dos direitos humanos, pelo respeito e valorização de nossa diversidade, pelo fim de todas as formas de desigualdade e exclusão e, finalmente, pela radicalização da democracia a partir de ferramentas de participação e inclusão.

 

Em relação aos temas específicos de nosso campo, elegemos como prioridade a questão da sustentabilidade política e financeira de nossas organizações. Trata-se de um tema que precisa tanto ser discutido internamente, a partir da construção de alternativas e novas perspectivas, como externamente. Consideramos extremamente necessário que a sociedade discuta a legitimidade das organizações da sociedade civil em acessar recursos públicos e para que essa discussão seja feita, formulamos uma proposta de projeto de lei que regulamenta o campo.

 

Outra prioridade da ABONG é o reforço das alianças com movimentos e redes temáticas que trabalhem com temas como gênero, raça, diversidade sexual e outras lutas. Nosso campo está engajado na luta contra a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais e ONGs. Pretendemos fortalecer nossa articulação com redes que defendem o mesmo projeto político que a ABONG na África e América Latina. A lua pelo direito à comunicação também se configurou como prioridade para o próximo triênio.

 

Para que possamos tocar todas essas tarefas e prioridades, nossa aposta é reforçar a presença da ABONG na realidade de suas associadas e aumentar a visibilidade de suas lutas em termos gerais. O fortalecimento de instrumentos de comunicação interna e externa é uma de nossas estratégias para que esses objetivos sejam concretizados.

 

Esta edição do Informes traz reflexões sobre a atuação da ABONG em âmbito internacional e esmiúça nossos planos para a comunicação da entidade. Além disso, traz entrevistas com regionais que trazem as perspectivas de materialização da Associação em regiões tão diversas.

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca