ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

46929/07 a 11/08/2010

ABONG convida associadas a aumentar participação nas atividades internacionais

Em debate realizado durante a reunião da nova executiva colegiada, em abril de 2010, foi discutida a importância de ampliar a visibilidade das ações internacionais da ABONG. De acordo com a direção executiva, a luta pelo “fortalecimento dos sujeitos e das lutas em prol dos direitos humanos, da democracia e da justiça em todo o planeta, acreditando que um outro mundo é possível”, como consta no estatuto da entidade, só é possível com a participação ativa das organizações associadas.

 

Atualmente, a ABONG participa de sete redes e fóruns internacionais, com o objetivo de dar visibilidade às bandeiras de lutas da entidade. Para a diretoria executiva, a atuação internacional também é fundamental “para a construção de laços de solidariedade entre os povos, os movimentos sociais e as organizações da sociedade que lutam por um mundo melhor e atuam pela defesa dos direitos humanos e da democracia”.

Para aproximar a realidade das 243 associadas espalhadas por 22 estados brasileiros e no Distrito Federal da complexidade dos processos internacionais, a ABONG disponibiliza em seu site relatórios e outros documentos recentes sobre algumas de seus principais processo internacionais, como o CONGAD (Senegal), Coordination SUD (França), VANI (Índia), PIANGO (Ilhas do Pacífico), InterAction (Estados Unidos), Espace Associatif (Marrocos), CNONGD (República Democrática do Congo), SADC- Council of NGO (África Austral).

Além disso, a ABONG participa desde 2008 do Fórum Internacional de Plataformas Nacionais de ONGs (FIP). O FIP atua em seis eixos temáticos: Acesso à água e saneamento básico, Financiamento para o desenvolvimento, Mudanças Climáticas, Luta contra as desigualdades e a exclusão, Regulação dos mercados agrícolas e Prevenção e resolução de conflitos. Em 2009, foram criados Grupos de Trabalhos (GT) sobre estes temas que estão abertos à participação de todas as associadas.

Outra agência de cooperação integrada pela ABONG é o Centro de Recursos Internacionais (CRI), que forma uma base de dados com informações sobre ONGs e plataformas nacionais de todo o mundo, documentos de posicionamento e agenda de eventos internacionais. O objetivo do CRI é facilitar os intercâmbios entre ONGs do Norte e do Sul e a cooperação Sul-Sul. A ABONG é responsável por alimentar o site em português, que está aberto para publicação de informações sobre a atuação internacional de todas as associadas.

Ainda dentro da perspectiva de cooperação Sul-Sul, o Espaço Brasil-África, do qual a ABONG também faz parte, é um espaço para formação e parcerias entre o Brasil e países africanos, em especial Angola e Moçambique, e para troca de experiências e reflexões sobre a atuação brasileira no continente. Os encontros, que costumam ocorrer em São Paulo, são abertos às associadas interessadas.

Na Rede de Associações de Língua Portuguesa, as associadas da ABONG podem se articular com organizações de países como Angola, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau para discutir e trocar experiências sobre desenvolvimento institucional, fortalecimento das sociedades civis e participação e desenvolvimento, democracia e direitos humanos.

Na América Latina, o desafio de formular respostas aos desafios comuns à região, levou a ABONG a integrar a Mesa de Articulación da América Latina y do Caribe. A idéia é que o espaço possibilite às ONGs da região o diálogo com outros atores políticos, governamentais e não-governamentais, sociais e acadêmicos. A Mesa reconhece a variedade de associações, plataformas, grupos e alianças de ONGs na região, por isso seu funcionamento se caracteriza, sobretudo, pela horizontalidade e pela democracia interna. Atualmente a ABONG coordena o grupo junto com a Asociación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción al Desarollo e com a Acción.

Uma das parcerias internacionais mais antigas da ABONG é com a Coordination SUD. Desde de 2003, o conjunto de ONGs francesas para o desenvolvimento e a associação brasileira têm parceria política e financeira. Contudo, uma das ações internacionais mais importantes da ABONG é o Fórum Social Mundial (FSM). A entidade participa da organização do Fórum desde 2001, quando ele foi criado e atualmente faz parte das comissões de Metodologia e Conteúdo e Recursos. A Participação da ABONG no FSM se dá, sobretudo, por meio da participação de suas associadas para fortalecer este espaço de articulação para ações de entidades e movimentos da sociedade civil empenhados na construção de uma sociedade planetária centrada no ser humano.

As associadas interessadas em participar dos GTs da FIP, em publicar informações no site do CRI, ou que queiram integrar qualquer um dos fóruns internacionais devem escrever para isabelpato@abong.org.br. Mais informações sobre os processos internacionais da ABONG no site.

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca