ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

51906/03/2014 a 03/04/2014

Fundo Brasil apoia grupos impactados pelas obras da Copa

Chamada "Megaeventos esportivos e direitos humanos" vai apoiar 20 organizações que atuam nas cidades sede dos jogos da Copa do Mundo e das Olimpíadas


O Fundo Brasil publicou a lista de organizações contempladas no edital temático: "Megaeventos esportivos e direitos humanos".  Realizado em parceria com a Fundação Ford, o edital apoia iniciativas que visem a construção de um legado positivo para a população brasileira, sobretudo para os grupos e comunidades vulneráveis, prevenindo e buscando soluções para os impactos negativos e violações de direitos humanos ocorridos nas cidades sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. As organizações contempladas podem ser conhecidas aqui.

Foram analisadas propostas cujas atividades abordam temas relacionados ao direito à cidade, à moradia e ao acesso a serviços básicos; transporte público e mobilidade urbana; trabalho informal; combate à violência e à criminalização da sociedade civil; e democratização do acesso à informação. Grupos que trabalham questões de gênero, raça, etnia e o respeito à diversidade também foram considerados.

Processo de seleção

O Fundo Brasil recebeu, entre 4 de dezembro de 2013 e 7 de fevereiro de 2014, 104 propostas. Assim como nas chamadas anteriores, os projetos recebidos passaram por um processo de triagem, realizado pela equipe da fundação, que pré-selecionou 48 iniciativas as quais, em seguida, foram encaminhadas ao Comitê de Seleção formado por especialistas independentes. Coube ao comitê indicar quais deveriam ser apoiados, para a decisão final da Diretoria do Fundo Brasil.

Para selecionar os projetos, os especialistas consideraram a capacidade de articulação com outros grupos/organizações, como são os casos dos Comitês Populares da Copa, bem como de coletivos que atuam nas questões relacionadas ao enfrentamento e combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, impactos das remoções nos territórios locais, direito ao trabalho e defesa dos direitos das mulheres, negros/as e população LGBT. Também foi dada ênfase aos tipos de impacto nos territórios que são alvo das ações propostas e à distribuição nacional dos recursos.

Participaram do Comitê de Seleção: Cícero Krupp da Luz, advogado popular e professor universitário; Joana Barros da Silva, arquiteta e urbanista da Fase; Letícia Osório, advogada e assessora de programa da Fundação Ford; Margareth Uemura, arquiteta e urbanista, diretora do Instituto Polis. 

Outros projetos

As cidades escolhidas para sediar a Copa do Mundo estão sofrendo uma série de transformações que afetam a infraestrutura urbana e produzem mudanças econômicas, sociais e demográficas com imensas consequências, negativas e positivas, para a população local. Desde 2011, o Fundo Brasil já apoiou 16 projetos que objetivam diminuir estes impactos e garantir o respeito aos direitos humanos. A maior parte dessas iniciativas foi selecionada por meio do edital "Direitos humanos e desenvolvimento urbano", realizado em 2012, também em parceria com a Fundação Ford.

Para conhecer todos os projetos apoiados pelo Fundo Brasil, nesse e em outros temas, visite nosso site.

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca