ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

4312/10/2008 a 16/10/2008

América Latina: mesa discute desigualdade e articulação

Aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro, em Santiago do Chile, a reunião da Mesa de Articulação de Associações Nacionais e Redes de ONGs da América Latina e Caribe. A ABONG, que integra o comitê organizador da Mesa, juntamente com a ACCIÓN - Asociación Chilena de Organismos no Gubernamentales, e a ALOP - Asociación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción, teve como sua representante na reunião Magnólia Said, integrante da direção executiva colegiada da ABONG e diretora do Esplar Centro de Pesquisa e Assessoria.


Os dois principais pontos da agenda da reunião foram a minuta elaborada pela Acción sobre o tema da desigualdade, a ser levada à Conferência de Paris, em outubro próximo e o fortalecimento e organicidade da Mesa.


A Conferência, organizada pela Plataforma francesa Coordination SUD, será dirigida aos(às) representantes de plataformas nacionais de ONGs de mais de 80 países. A Conferência tem como uma de suas metas facilitar a participação das ONGs do Sul nos debates e decisões internacionais sobre desenvolvimento e cooperação. “O documento elaborado pela Acción apresenta uma crítica à visão de desigualdade como fatalidade, às políticas focalizadas, aos impactos sobre as populações resultantes da liberalização comercial, restrições migratórias e câmbios climáticos e aponta a necessidade de se pensar a democratização, a ampliação dos Dhesca’s e o financiamento ao desenvolvimento como instrumentos de redistribuição da riqueza e superação das desigualdades”, conta Magnólia.

 

O documento, segundo ela, afirma ainda o necessário fortalecimento da sociedade civil global diante do desafio de superação das desigualdades. Como fruto desta discussão, a representação da Mesa levará como proposta para a Conferência a discussão sobre a constituição de um Foro Permanente Continental de Associações Nacionais e Coalizões Regionais de ONGs.


O fortalecimento e organicidade da Mesa foi discutido a partir de um documento de reflexão enviado pela ABONG. “A partir dele, foi discutida a necessidade de uma maior e mais qualificada incidência política, o que está relacionado à nossa visibilidade como sujeito político, de uma agenda política própria e uma aproximação de outras articulações internacionais de ONGs. Enfim, a necessidade de darmos uma resposta política ao debate oficial sobre financiamento ao desenvolvimento”, explica Magnólia, acrescentando que a idéia é marcar presença no cenário internacional, a partir de três eixos estratégicos: o modelo de desenvolvimento, os mecanismos de participação e o sistema da democracia. “Para aprofundarmos nossa participação nessa articulação e o modo de geri-la, decidimos realizar entre março e abril de 2009 uma reunião para discussão do nosso horizonte estratégico, agenda política, membresia, alianças e eixos de atuação”, complementa Magnólia.


Na reunião, ficou agendada a realização, no Fórum Social Mundial em Belém, de um Seminário sobre Sustentabilidade Democrática na América Latina, cujo tema estará vinculado às questões do financiamento público e cooperação Internacional. A atividade deve ser realizada em parceria com PAD, Rede Brasil, além da Mesa e Alop. Aconteceu ainda um debate organizado pela Acción, com a presença de suas associadas do Chile, sobre exemplos de incidência política das ONGs nos processos latino-americanos.


* Para mais informações, acesse os sites: http://www.mesadearticulacion.org/ e http://www.coordinationsud.org/

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca