ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

43017/09/2008 a 2/10/2008

Organizações constroem plataformas setoriais e regionais para as eleições

O ano eleitoral se configura como uma oportunidade para organizações, fóruns, redes e movimentos incidirem no processo político afirmando plataformas setoriais e regionais construídas na sua luta por direitos, igualdade e justiça social. O Informes Abong Especial Eleições 2008 traz um arrazoado de iniciativas de associadas da Abong e organizações deste campo político realizadas com o intuito de pautar os(as) candidatos(as) a vereadores(as) e prefeitos(as), influenciar a agenda pública e construir relações que resultem em políticas para cidades mais justas e democráticas. Confira algumas destas iniciativas, listadas por unidades da federação.

São Paulo 

ISA lança plataforma para mananciais
Para contribuir com o debate de propostas em ano de eleições municipais, o Instituto Socioambiental - ISA desenvolveu uma plataforma de ações para a recuperação e preservação dos mananciais da Região Metropolitana de São Paulo. O objetivo do documento é dar publicidade às ações que precisam ser feitas para reverter a degradação e garantir a preservação dos mananciais que abastecem a RMSP.


A plataforma foi construída a partir de diferentes processos de consulta e proposição de ações realizados nos últimos anos nas áreas de mananciais da região metropolitana. O documento será apresentado em debates para o maior número possível de candidatos(as) a prefeito(a), dos diversos municípios da Grande São Paulo e em outras regiões do Brasil, podendo servir de subsídio para reflexões em qualquer cidade, já que todas têm seus mananciais e devem pensar em políticas e ações que protejam estas áreas estratégicas. O documento pode ser acessado em:
http://www.mananciais.org.br/upload_/platmanan.pdf

Nossa São Paulo entrega propostas para candidatos(as)
O Movimento Nossa São Paulo, que reúne cerca de 500 organizações da sociedade civil da cidade, encaminhou aos(às) candidatos(as) à prefeitura de São Paulo um caderno com 1.500 propostas elaboradas pela sociedade civil e os Grupos do Trabalho da articulação. Dez propostas serão acompanhadas pelo movimento durante a próxima gestão na prefeitura. Além das propostas gerais, o movimento apresentou propostas para a educação e promoveu debates sobre o tema com os(as) candidatos(as) e com vereadores(as).


Mais informações: www.nossasaopaulo.org.br
Sobre a plataforma de educação: www.acaoeducativa.org.br

Pernambuco

Movimento LGBT debate propostas com prefeituráveis
Os três candidatos com maior índice nas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura do Recife participaram no dia 5 de setembro de debate com representantes do movimento de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) do Estado.

 

O encontro foi promovido pela ONG Leões do Norte e contou com a participação das 12 instituições que integram o Fórum LGBT de Pernambuco, entre elas o Instituto PAPAI, que busca intervir na formulação e monitoramento de políticas públicas, especialmente em instâncias de controle social, em prol da eliminação de todas as formas de violência, particularmente aquelas baseadas em gênero, idade, raça, etnia e/ou orientação sexual. Informações: http://www.papai.org.br

Fórum de Reforma Urbana constrói plataformas para Recife e região metropolitana, Paulista e Jaboatão
O Fórum de Reforma Urbana de Pernambuco (Feru-PE) articulou a construção de plataformas de Reforma Urbana em diversas localidades do estado. A Plataforma Eleitoral pelo Direito à Cidade 2008 do Recife e região Metropolitana foi entregue no dia 31 de julho aos(às) candidatos(as) à prefeitura da cidade.

 

O documento reúne questões relacionadas ao saneamento ambiental, gestão urbana, habitação e solo urbano, meio ambiente e transporte, trânsito e mobilidade urbana e conta com aspectos gerais que contemplam os 14 municípios do Grande Recife. No dia 15 de agosto, foi a vez de representantes do movimento popular de Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife) entregarem uma proposta específica para o município que continha propostas para a reforma urbana, a saúde e a educação.

 

O município de Paulista lançou sua plataforma dia 12 de agosto e a região Agreste, no dia 29 de julho. Na Zona da Mata, a entrega foi no dia 4 de agosto. Além da participação, como integrante do Feru, na construção das plataformas do Recife e da RMR, a Etapas assessorou a discussão e elaboração de propostas para a Plataforma nos bairros do Ibura e Jordão, como parte do trabalho desenvolvido em parceria com a Federação Ibura Jordão (FIJ). Mais informações: www.etapas.org.br


Bahia

MOC lança Cartilha Eleições Municipais 2008
Para contribuir com os debates promovidos por movimentos da região sisaleira da Bahia, o Movimento de Organização Comunitária – MOC lançou a Cartilha Eleições Municipais 2008. Fruto de debates realizados durante um seminário com os movimentos que aconteceu no mês de maio, o documento reúne idéias e sugestões para ajudar na reflexão do momento eleitoral.

 

A cartilha apresenta passos importantes a serem tomados antes de votar, como conhecer os candidatos(as) e suas propostas, realização de debates e comparação de idéias. O documento ainda traz as demandas da sociedade civil, pautadas pelos movimentos sociais nas áreas de educação, água e segurança alimentar, gênero, criança e adolescente, juventude, comunicação e agricultura, como elementos de reivindicação aos(às) candidatos(as).

 

O objetivo da cartilha é tornar-se um instrumento de trabalho que ajude na reflexão, fomentando debates e críticas dos grupos no momento de realizarem as suas escolhas. A cartilha está sendo distribuída gratuitamente para as organizações do movimento social dos municípios e está disponível para download. Para reforçar a divulgação da pauta de demanda dos movimentos sociais, o MOC produziu em parceria com a Agência Mandacaru, uma série de spots de rádio que serão veiculados principalmente pelas rádios comunitárias da Região.

 

* Veja mais: http://www.moc.org.br/campanha_eleicoes2008.php

 

Ceará

Livro do Educador do Programa Eleitor do Futuro
A organização Comunicação e Cultura produziu o Livro do Educador para o programa Eleitor do Futuro, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e o UNICEF. A publicação, criada para servir de instrumento aos(às) servidores(as) da Justiça eleitoral nas atividades de educação política do Programa Eleitor do Futuro, fornece subsídios teóricos e metodológicos que contribuem para estimular jovens de 12 a 17 anos de idade ao exercício da cidadania e do voto consciente.

 

O Programa Eleitor do Futuro surgiu da demanda das escolas que solicitavam ao TRE local orientação para os(as) alunos(as) sobre o processo eleitoral. A publicação conta com um perfil da situação da juventude e do sistema escolar brasileiros, além de noções de educação política e de práticas pedagógicas fundadas no diálogo, inclusive com propostas de atividades. O livro acompanha uma cartilha para ser trabalhada com os(as) alunos(as). Leia mais em: www.comcultura.org.br

Reciclagem e catadores(as) de lixo na pauta eleitoral
Candidatos(as) à Prefeitura Municipal de Fortaleza receberam do Fórum Estadual Lixo e Cidadania uma carta com reivindicações para um programa de coleta seletiva e a inclusão social de catadores(as). Formado por organizações governamentais, não-governamentais e associações de catadores(as) de lixo, o Fórum Estadual Lixo e Cidadania foi criado em 1998 e suas as atividades são focadas na promoção de políticas públicas e no apoio aos grupos de catadores(as). Leia a carta:
http://www2.abong.org.br/final/faq_pag.php?faq=19219

Rio de Janeiro

Fórum de Juventudes se encontra com candidatos(as)
Com o objetivo de apresentar as demandas das juventudes cariocas aos candidatos(as) à prefeitura do Rio, o Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro, composto por diversas entidades, entre elas, o Iser – Instituto de Estudos da Religião, construiu a “Plataforma Juvenil para a Cidade do Rio de Janeiro”, que contém diversas propostas nas áreas de participação política, segurança e direitos humanos, saúde e sexualidade, educação, trabalho, cultura e comunicação, igualdade racial e gênero.

 

O documento foi produzido durante dois encontros realizados pelo FJRJ em agosto, nos quais os(as) jovens, a maioria moradores(as) de favelas e periferias da cidade, discutiram quais políticas públicas devem ser priorizadas. Leia a Plataforma: http://www2.abong.org.br/final/download/Plataforma_validacao.doc

Paraíba

Centrac realiza encontro com candidatos(as) de Campina Grande
O Programa de Educação Política da Diocese de Campina Grande, com o apoio do Centro de Ação Cultural – CENTRAC e da OAB realizou um encontro público com os(as) candidatos(as) a prefeito(a) de Campina Grande. Durante o encontro, os(as) candidatos(as) apresentaram seus planos de governo e ouviram contribuições da Diocese de Campina Grande para as políticas públicas da cidade. Mais informações: http://www.centrac.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca