ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

52604/09/2014 a 02/10/2014

Projeto Compartilhar Conhecimentos inaugura etapa de cursos presenciais

Entre os dias 18 e 20 de agosto, Organizações da Sociedade Civil se reuniram no Rio de Janeiro para discutir, compartilhar e aperfeiçoar estratégias de mobilização de recursos. A Formação inaugura a etapa de cursos presenciais do Projeto Compartilhar Conhecimentos: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas. Implementado pela Abong com patrocínio da Petrobras, o Projeto teve início este ano e responde a uma demanda do campo por encontrar novas formas de sustentabilidade financeira.

A conjuntura atual apresenta dificuldades para a sociedade civil organizada. Desde os anos 2000, o financiamento por agências de cooperação internacional apresentou uma diminuição significativa, desafiando as organizações a buscar novas fontes de recurso, principalmente por meio de editais públicos e empresariais, além de doação de pessoa física.

Percebendo a necessidade de compartilhar experiências e estratégias para essas novas buscas, a Abong selecionou representantes de 25 organizações para desmistificar a mobilização e auxiliar as entidades na busca por autonomia. Antônia de Maria Mendes Rodrigues, da ONG IBASE - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, afirma que o tema financiamento e mobilização vem num momento extremamente fértil, frente à aprovação do Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil. “Temos o compromisso conjunto de articulação e diálogo para tentar entender o processo de financiamento, os termos de parceria e fomento. O desafio é saber como isso será implementado e como as organizações lidarão, como elas vão se preparar para isso. É um processo de aprendizado contínuo, participativo e colaborativo”, afirma. O Ibase é uma das organizações mobilizadoras do Projeto, papel ocupado por associadas da Abong. Estas organizações têm a tarefa de apoiar a mobilização regional para a formação das turmas que receberão a formação.

Na opinião de Mônica de Souza Ponte, da FASE-Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, participante do curso, a troca de experiências foi importante para perceber as diversas realidades e dificuldades dentro do setor. “Estavam presentes todo tipo de organizações, de diferentes portes e diferentes causas e áreas de atuação. Para nós da FASE, que estamos há dois anos pensando novas estratégias para mobilizar recursos, o curso só acrescentou mais informações, principalmente em relação a incentivo fiscal. Foi um curso completo e já estamos com tarefas para realizar em equipe com o que aprendemos”, contou.

Informações e ferramentas importantes para a mobilização de recursos foram trazidas por Michel Freller e Anita Ramos, dupla de educadores/as do curso. O encontro possibilitou um contato maior entre as entidades, o que auxilia também na consolidação e parceria entre causas, projetos, campanhas e suas metodologias.

Para Patrícia Munçone, do CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular, a oficina possibilitou um estudo interno da missão e da visão da instituição, aliando tais valores a projetos e estratégias de mobilização de recursos. “Fizemos contatos importantes e vamos dar continuidade, construir projetos, realmente aproveitar o curso. Acho fundamental que as pessoas do campo se aproximem mais. Começamos a ver que a atuação conjunta é importante e é bom que a Abong leve isso às organizações. Dinheiro tem sim, temos que nos organizar para que ele seja direcionado para causas que tenham valor”, defendeu.

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca