ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

41811/03/2008 a 24/03/2008

Memória como instrumento de construção da cidadania

O Instituto da Memória do Povo Cearense (Imopec) está completando, em 2008, 20 anos de existência. Membro fundador da Abong, o Imopec sempre funcionou com recursos financeiros pontuais, advindos das contribuições dos seus sócios e sócias e de instituições locais e estrangeiras – neste último caso, a Trocaire (agência irlandesa) e a Solidarité Socialiste (agência belga).

 

Considerando o descaso histórico dos poderes públicos quanto ao direito político de todos os cidadãos e cidadãs à preservação e ao livre acesso e usufruto dos bens culturais, o Imopec vem desenvolvendo inúmeras atividades em vários municípios cearenses, com o objetivo de preservação e valorização do patrimônio natural e cultural do Ceará.

Entre as atividades realizadas, ressaltamos: a publicação de livros e vídeos; a criação e manutenção da revista Propostas Alternativas (que se encontra na 15ª edição) e do boletim Raízes (que está no nº 60); a organização de um Centro de Documentação aberto ao público, com um acervo de aproximadamente três mil títulos informatizados; o funcionamento do Curso Teórico-Prático de Formação a

 

Distância para Agentes Culturais, que consta de seis etapas; a promoção de exposições de fotografias, seminários, oficinas e debates, voltados para crianças, adolescentes, educadores/as e lideranças populares; o estímulo à fundação de Casas da Memória; a preparação e publicação de três jogos pedagógicos sobre memória e patrimônio cultural do Ceará.

Acompanham os jogos pedagógicos três cartilhas ilustradas, que aprofundam os dados referentes aos lugares da memória do Estado do Ceará e trabalham de forma articulada conhecimentos de História, Geografia, Meio Ambiente e Cultura Popular. No momento, os jogos estão sendo testados e avaliados em escolas de oito municípios cearenses, devendo ser multiplicados para atingir um universo maior.

O projeto Casas da Memória já se estende em três municípios: Jaguaribara, Jaguaretama e Porteiras. Graças ao apoio do Programa Petrobras Cultural, as Casas começam a informatizar o seu acervo, que será disponibilizado brevemente em CD ao público interessado.

Apesar de toda essa produção dedicada à difusão da cultura do Ceará, o Imopec vem lutando para não fechar suas portas. Seus 20 anos serão comemorados ao longo de 2008 com o lançamento de um livro, que abordará as temáticas trabalhadas pelo instituto desde a sua fundação, e de quatro números do boletim Raízes.

 

Uma exposição de fotografias e de publicações do Imopec, além de um ciclo de debates estão previstos até o mês de dezembro. As comemorações serão abertas com uma conferência sobre os 20 anos da Constituição Federal, associados ao 20º aniversário da entidade. (Por Maria Célia de Araújo Guabiraba).

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca