ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

41726/02/2008 a 10/03/2008

Projetos marcam a prevenção de HIV/DST na saúde mental

As iniciativas e a interação de dois importantes projetos trazem boas perspectivas para a prevenção de HIV/DST na saúde mental brasileira: o  Projeto Interdisciplinar em Sexualidade, Saúde Mental e Aids (Prissma) e o Projeto Pessoas - Estudo de Soroprevalência da infecção pelo HIV, Sífilis, Hepatite B e C em instituições públicas de atenção em saúde mental.

O Prissma  é um estudo multidisciplinar e colaborativo, resultado de um trabalho conjunto de pesquisadores/as da Universidade de Columbia (EUA), do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Ipub/UFRJ) e da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), patrocinado pelo National Institute of Mental Health (NIMH). “O Prissma surgiu da necessidade de enfrentarmos a grande vulnerabilidade dos usuários de saúde mental diante da epidemia da Aids”, ressaltam Claudio Gruber Mann e Diana Pinto, da Abia e da coordenação da Pesquisa Prissma no Brasil.

Em sua primeira fase (de 2002 a 2006), explicam, o Prissma visou a criar uma intervenção brasileira para a prevenção da infecção pelo HIV em homens e mulheres usuários/as de serviços de saúde mental (Hospital-Dia e Ambulatório), com base em intervenções já testadas em outros países. O objetivo secundário foi capacitar Profissionais de Saúde Mental (PSM) locais. A pesquisa desta fase do projeto foi constituída de três etapas, sendo que a terceira e última consistiu na aplicação das intervenções, no formato de cursos.

 

Agora, em sua segunda fase, iniciada em julho de 2007, a equipe de pesquisa do Prissma pretende realizar um estudo de eficácia desta metodologia junto a usuários/as dos Centros de Atenção Psicossociais (Caps) e de algumas instituições psiquiátricas, ligadas à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. “Visamos, sobretudo, ao treinamento de profissionais de saúde mental do município para, em uma etapa posterior, expandir esta iniciativa para outros serviços de saúde mental do país”.

O Projeto Pessoas tem como responsável o Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação em Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Coordenação Nacional de Saúde Mental e o Programa Nacional de DST/Aids. “Este estudo, inédito no país, teve como objetivo determinar a prevalência da infecção pelo HIV, sífilis e hepatites B e C e os fatores associados com a positividade entre pacientes internados/as em hospitais psiquiátricos públicos ou em acompanhamento em serviços substitutivos (Caps)”, diz Diana. “A parceria entre o Prissma e o Pessoas sugere novas oportunidades de trabalho e o desenvolvimento de perspectivas inovadoras na assistência e prevenção do HIV/DST entre portadores de sofrimento mental no Brasil”, frisa Cláudio.


II Conferência

Para discutir as perspectivas para a prevenção de HIV/DST na saúde mental no Brasil, acontecerá em 14 de março, no Rio de Janeiro, a II Conferência Prissma - Integração Prissma Pessoas. E, antes do término do prazo para inscrições, as vagas já estavam preenchidas. “Discutiremos os resultados dos Projetos, visando também a criar novos dispositivos de prevenção das DSTs/Aids para os usuários dos serviços de Saúde Mental do Brasil junto ao Ministério da Saúde.” Saiba mais: www.abia.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca