ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

41415/01/2008 a 21/01/2008

Notas

Portal Livre Acesso a informações públicas no Brasil

A organização Artigo 19 Brasil lançou, em 11 de janeiro, o Livre Acesso.Net (http://livreacesso.net/), um portal interativo sobre o acesso a informações públicas no Brasil. O objetivo do site é servir como ponto de troca de informações, experiências e articulação de organizações e pessoas interessadas em promover o direito de acesso no país. O portal traz seções sobre participação pública, controle social, combate à corrupção e liberdade de expressão.

 

A Abong, várias de suas associadas e parceiras/os estão articuladas neste projeto. A Article 19 é uma organização de direitos humanos independente que trabalha em diversos países na proteção e promoção da liberdade de expressão e do direito à informação – e, em 2007, abriu seu escritório no Brasil, em São Paulo. Seu nome vem do artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que garante a liberdade de expressão. Mais informações: (11) 3057-0042. E-mail: paula@article19.org, com Paula Martins.

 

Ativistas da Campanha Global pela Educação em SP

De 22 a 24 de janeiro, São Paulo receberá mais de 150 ativistas e educadores/as de cerca de cem países para a 3ª Assembléia Geral da Campanha Global pela Educação (CGE). Criada por organizações da sociedade civil do mundo todo por ocasião da última Cúpula Mundial de Educação da Unesco, ocorrida em 2000 (Dakar, Senegal), a CGE é a principal força social de monitoramento e pressão sobre os governos signatários do Plano de Metas Educação Para Todos (EPT) da ONU. A organização do evento está a cargo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, membro da direção da Campanha Global desde a sua criação. Mais informações e inscrições para o primeiro dia do evento (até 18/1): (11) 3151-2333 r.112, com Edilene. E-mail: coordenacao@campanhaeducacao.net.

 

Com rótulo de transgênico

O Greenpeace anunciou, em 14 de janeiro, uma vitória: começaram a chegar às prateleiras dos supermercados brasileiros os primeiros produtos rotulados como transgênicos, desde que a lei de rotulagem entrou em vigor em 2004. O óleo Soya, da Bunge, um dos mais vendidos do mercado brasileiro, é o primeiro a ostentar o símbolo de produto geneticamente modificado (uma letra T no meio de um triângulo amarelo) no país.

 

A embalagem também traz o aviso: “Produto produzido a partir de soja transgênica”. A rotulagem nacional do óleo Soya só aconteceu graças à denúncia que o Greenpeace fez em outubro de 2005, comprovando que a soja usada pelas empresas Bunge e Cargill (fabricante do óleo Liza) era geneticamente modificada.Mais informações: (11) 3035-1180, com Jorge Cordeiro. Site: www.greenpeace.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca