ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

53105/03/2015 a 02/04/2015

Coletivo anuncia lista de apoio à delegação brasileira do FSM 2015

Por Camila Caringe, do Coletivo Brasileiro rumo ao Fórum Social Mundial 2015 na Tunísia

O Coletivo Brasileiro rumo ao Fórum Social Mundial (FSM) 2015, que acontecerá na Tunísia entre os dias 24 e 28 de março, acaba de divulgar a lista de representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que comporão a delegação brasileira com apoio material para ir ao Fórum e promover atividades autogestionadas durante o evento. A comissão, composta por 139 pessoas de 97 organizações distintas, foi selecionada a partir de critérios como abrangência, regionalidade, pertencimento étnico, racial ou de gênero, participação no processo do FSM, diversidade temática, entre outros.

 

Clique aqui para acessar a lista.

 

"O papel da sociedade civil brasileira continua sendo primordial no FSM pelo seu acúmulo de experiência ao longo desses anos, pela sua capacidade criativa e propositiva, reconhecida inclusive por outros países, e também pelo papel crescente do Brasil na geopolítica mundial", afirma Damien Hazard, diretor executivo da Abong- Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais - e membro da coordenação da ONG Vida Brasil."Mesmo com seus limites, a sociedade civil brasileira está passando por um período muito rico, de retomada da mobilizaçãoem torno do processo do FSM e de intercâmbio com entidades de outras nações."

 

O Coletivo Brasileiro promoverá quatro atividades fundamentais sobre os temas: enfrentamento ao racismo, à xenofobia e reparações; democracia participativa; agenda Pós2015; e democratização das comunicações, este último por meio do Fórum Mundial de Mídia Livre. Além destas, mais atividades serão fomentadas por outras organizações da delegação brasileira, a exemplo dos movimentos de pessoas com deficiência, luta por saúde mental e direito à cidade.

 

FSM 2015

 

O Fórum Social Mundial - que teve sua primeira edição em 2001, em Porto Alegre (RS) - é um espaço de debate democrático de ideias, reflexão, formulação de propostas de ação, atividades e troca de experiências e articulação entre organizações e movimentos da sociedade civil. 3.500 organizações e movimentos já estão inscritos e 1.900 atividades foram sugeridas para esta edição do evento. As expectativas superam as do último FSM, realizado em 2013. São aguardadas mais de 5 mil organizações e 70 mil pessoas no evento deste ano.

 

Para Hazard, Túnis se torna, com esta edição, o segundo grande território de identidade do FSM, ao lado de Porto Alegre, que sediou as edições de 2001, 2002, 2003 e 2005. "O continente africano é violentamente cobiçado pelo capitalismo e está no centro das crises políticas e sociais internacionais e de possíveis soluções. A Tunísia, mais especificamente, foi precursora do processo revolucionário no mundo árabe e é hoje o país mais promissor na região em termos de fortalecimento da democracia."

 

Hazard lembra que a situação geográfica do país está no coração das problemáticas de migrações, do conflito entre Israel e Palestina e das relações entre a Europa e os países que foram suas colônias. "Para as organizações do Brasil, a escolha da África também é importante para o aprofundamento da relação de parentesco, reconhecendo a história e atualizando o relacionamento com a ascendência africana.” Gilberto Leal, diretor da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), acredita que é acertada a decisão de levar o FSM para a África novamente. "Não basta sermos a sexta região da África ou termosconsciência de nossa pele se não praticamos o gesto de olhar localmente para agir globalmente."

 

PALAVRAS-CHAVE

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca