ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

40820/11/2007 a 26/11/2007

UNIPOP: 20 anos

O Instituto Universidade Popular - Unipop é uma ONG de Educação Popular, fundada oficialmente em 27 de outubro de 1987, que desde o seu nascimento vem trabalhando para formar lideranças democráticas dos e para os movimentos sociais, populares e de agentes pastorais por meio de uma teologia popular ecumênica.

Em 1993, a Unipop passa a atuar na área da Educação Ambiental junto a educadores/as sociais, ONGs, movimentos sociais e escolas públicas, contribuindo para criação do Fórum da Amazônia Oriental – Faor. Em 1996, na área da Criança e do Adolescente, junto com outras entidades, articula a sociedade civil por meio do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, combatendo o trabalho infantil e a violência sexual e doméstica contra crianças e adolescentes.

 

E, a partir de 1998, na formação humana, profissional, política e socioambiental de jovens, na formação de educadores/as e gestores/as de ONGs e sociais, de dirigentes populares e lideranças, de conselheiros/as de Direitos, na articulação e fortalecimento de redes e fóruns, tendo em vista a promoção e a garantia dos direitos humanos, a sustentabilidade do desenvolvimento e da justiça ambiental na Amazônia, a melhoria da qualidade de vida de todos e todas que vivem e trabalham nesta Região.

Ao longo dessas duas décadas, a Unipop vem lutando com muita determinação para que não haja interrupção nos processos formativos que desenvolve principalmente com os/as jovens das periferias urbanas na Região Metropolitana de Belém e de jovens ribeirinhos/as da Amazônia – áreas essas de extrema pobreza e altos índices de violência. Hoje, acompanha mais de 65 organizações, com 1.600 jovens envolvidos/as diretamente e mais de 15 mil, indiretamente, para que tenham oportunidade de construir um novo projeto de futuro, superando suas dificuldades e preparando-se para fazerem escolhas mais saudáveis, fortalecendo uma cultura de direitos.

Além disso, é parte ativa na organização e dinamização de fóruns e redes que lutam por uma Amazônia democrática e sustentável com promoção e garantia de direitos e justiça ambiental. A Unipop tem seus esforços reconhecidos de diferentes formas: foi eleita, pela segunda vez consecutiva, para a coordenação estadual do Fórum DCA e para o Conselho Estadual dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

 

Também integra, hoje, a coordenação do Faor e a diretoria nacional da Abong – e é sua representante na Rede de Tecnologias Sociais –, entidades que juntamente com outros sujeitos coletivos, no âmbito do processo Fórum Social Mundial, têm importante papel na preparação da Semana e do Dia de Mobilização e Ação Global (26 de janeiro de 2008) e do FSM de janeiro de 2009, que será na Amazônia, em Belém do Pará.

Assim, ao completar 20 anos em outubro de 2007, a Unipop marcou seu aniversário realizando uma profunda reflexão interna sobre seu papel diante da atual conjuntura político-social do Brasil. Um processo que desencadeará muitos outros, internos e externos, para construir estratégias e fortalecer uma cultura de direitos e enfrentamento das desigualdades numa região tão rica de recursos naturais e tão cheia de injustiças. (Por Aldalice Otterloo).

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca