ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

40713/11/2007 a 19/11/2007

Notas

Seppir e SPM receberão menos recursos em 2008

O Centro Feminista de Estudos e AssessoriaCFemea informa: Análise do Projeto de LOA 2008, encaminhada pelo Executivo ao Legislativo, mostra que os órgãos responsáveis pelo desenvolvimento das políticas de igualdade de gênero e raça vão ter menos recursos em 2008 do que o autorizado em 2007. No caso da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), essa redução foi de R$ 697 mil e, no da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), R$ 9,67 milhões, o que representa 1,44% e 28,4%, respectivamente. E o CFemea está sugerindo algumas emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2008 para ampliar o volume de recursos em programas e ações considerados estratégicos. Saiba mais: www.cfemea.org.br/. E-mail: cfemea@cfemea.org.br. Tel.: (61) 3224-1791.

Um link com os Quilombos contemporâneos

Com a aproximação do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI/SP) divulga: Quilombo não pertence somente a nosso passado escravista e tampouco se configura como comunidade isolada, no tempo e no espaço, sem qualquer participação em nossa estrutura social. “Ao contrário, as mais de mil comunidades quilombolas espalhadas pelo território brasileiro mantêm-se vivas e atuantes, lutando pelo direito de propriedade de suas terras consagrado pela Constituição Federal desde 1988.”

 

E é para divulgar informações sobre como vivem hoje estas comunidades, quais seus maiores desafios e lutas, que a CPI/SP criou, em seu site, um link com várias informações: http://www.cpisp.org.br/comunidades/. Como não há um levantamento geral sobre as comunidades quilombolas no Brasil, para elaborar a página, a ONG deparou-se com informações pouco sistematizadas e que versam ainda sobre um pequeno número de comunidades, em geral, as mais conhecidas. “Este link encontra-se, pois, em construção e contará com constantes atualizações.”

 

A Educação para uma Outra São Paulo

O Grupo de Trabalho de Educação do Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, após várias plenárias pela cidade, realizará em 30 de novembro, no Parque Anhembi, o 1º Encontro Educação para uma Outra São Paulo. O Movimento busca criar um forte diálogo com toda a sociedade para ajudar no diagnóstico dos principais problemas da educação na cidade de São Paulo e apontar caminhos para a resolução de cada um deles. O encontro contará com a participação de educadores e educadoras das redes estadual, municipal e particular, faculdades de educação e outras organizações sociais da cidade. São esperados/as cerca de 1.500 participantes. Mais informações e inscrições (até 27/11): Site: www.nossasaopaulo.org.br. E-mail: educacao@nossasaopaulo.org. Tel.: (11) 31512333, r. 156.

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca