ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

4012/10/2007 a 8/10/2007

Notas

Relatoria investiga violações no Complexo do Alemão

A Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação realizará entre os dias 8 e 11 de outubro missão de investigação sobre a violação de direitos educativos de crianças, jovens e adultos que freqüentam as escolas e creches públicas do Complexo do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). As denúncias recebidas pela Relatoria informam que, em decorrência do conflito entre as forças de segurança e o narcotráfico nos últimos meses – que resultou em mais de 40 mortes e dezenas de feridos –, ocorreram, entre outros, o fechamento de escolas e creches, o impedimento do exercício da função de profissionais da educação e forte impacto emocional na população da localidade. Mais informações com Suelaine Carneiro, na Ação Educativa: (11) 3151-2333, r. 132 e 108. E-mail: suelaine.carneiro@acaoeducativa.org.

 

Observatório da Violência contra a Mulher

O SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia informa: nos dias 17 e 18 de outubro, ocorrerá em Recife (PE) a segunda jornada de debates do Observatório da Violência contra a Mulher, que constará de uma oficina de formação para movimentos sociais e de um Fórum de Diálogo entre representantes da sociedade civil e de governos. Nesta jornada, o foco do debate estará sobre as políticas de segurança cidadã e o modo como incorporam (ou não) o enfrentamento da violência contra as mulheres. No dia 17, também será lançada a convocatória para o Encontro Metropolitano sobre o tema, a acontecer ainda em 2007. Mais informações: (81) 3087-2086. E-mails: fasantos@soscorpo.org.br e  angela@soscorpo.org.br.

 

Lançamento do Documentário Sarandi

Em 8 de outubro, durante atividade conjunta entre PAD Regional Sul e do Regional Abong Sul, será lançado o Documentário Sarandi, que resgata uma história iniciada em 7 de setembro de 1979, quando um grupo de 185 famílias de sem-terra resolveu proclamar sua independência. Sem ter para onde ir, ocuparam as granjas Macali e Brilhante – duas partes de um imenso latifúndio, a Fazenda Sarandi, no Norte gaúcho.

 

Foi a primeira ocupação de terras após a implantação da ditadura de 1964 e um fato que se antecipou até mesmo ao surgimento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que só nasceria cinco anos mais tarde. Os acontecimentos que marcaram esta época –  sobre os quais foi produzido um filme em 1979 –, bem como a situação, hoje, das famílias que participaram da ocupação são algumas das abordagens mostradas nesta produção da Casanova Filmes, dirigida por Carlos Carmo e Ayrton Centeno e que contou com o apoio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural/MDA (Nead).

 

Na ocasião do lançamento, haverá também debate com Jacques Alfolsin e assentados/as. Veja o trailler pelo Youtube: http://www.youtube.com/ v/7 8Vun5AAc0w. Mais informações, com Mauri Vieira Cruz, diretor do Regional Abong Sul: (51) 3212-6511. E-mail: abongsul@gmail.com.

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca