ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

40025/09/2007 a 1/10/2007

Instituto de Juventude Contemporânea

O Instituto de Juventude Contemporânea (IJC) nasceu da escola da Pastoral da Juventude e da Pastoral Universitária onde, no intuito de ampliar seus horizontes, os/as jovens que iniciaram essa empreitada sonharam caminhar sozinhos/as. Desde a sua criação, o IJC estabeleceu parcerias com organizações na qual seu corpo funcional tinha referencias do ponto de vista político, pedagógico, temático e histórico.

Aprendemos com a experiência do movimento estudantil seu poder de mobilização, seu debate político e sua capacidade de ganhar mentes e corações. Recebemos as influências dos movimentos de cultura, em que o lúdico e o transcendental trouxeram para o IJC novas formas na construção de metodologias.

Aprendemos com a educação popular a sistematizar a nossa prática e a levar em consideração todo o conhecimento adquirido pelos/as jovens e com base em suas realidades. Bebemos nas fontes que alimentaram a mística, a utopia, e as conquistas dos movimentos e juventude do Brasil e da América Latina. Desta forma, o Instituto de Juventude Contemporânea foi se construindo e se organizando.   

Hoje o IJC já conquistou espaços e, sobretudo, respeito. É uma das entidades filiadas à Abong – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, com a qual comunga do seu projeto político e de sua concepção de associação política de cidadãos e cidadãs brasileiras/os. É uma das entidades que compõe a Rede de Jovens do Nordeste, esta articulação de movimentos e organizações juvenis do campo democrático e popular, na qual compartilhamos muitas lutas e conquistas no reconhecimento dos/as jovens enquanto sujeito de direitos. Somos também uma das entidades do Fórum de Enfrentamento da Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente e do Fórum ONGs/Aids.

Nesses anos, foram realizados congressos e festivais de juventude, atividades com arte-educação, campanhas com incentivo à participação política, rodas de conversas nas escolas sobre temáticas polêmicas que nem toda organização se propõe discutir, como é o caso do direito à livre orientação sexual e o direito da mulher de decidir sobre o seu corpo.

Em oito anos, no decorrer de todas essas lutas, estima-se que o IJC tenha atingido diretamente cerca de 10 mil jovens por ano. Jovens que, por meio de relatos pessoais, sabemos ter uma nova percepção de vida, de movimentos sociais, de militância, de ativismo e dos direitos humanos.  (Por Roberta França).

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca