ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

40025/09/2007 a 1/10/2007

Notas

Campanha vence o Prêmio Darcy Ribeiro

Em 19 de setembro, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação foi anunciada como uma das três vencedoras do Prêmio Darcy Ribeiro, devido à forte intervenção que teve no Congresso Nacional durante a tramitação da PEC 53/06, que criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e da MP 339/06, que regulamentou o novo fundo, dando origem à Lei 11.494/07. A Campanha possui um Comitê Diretivo e Comitês Estaduais em 13 estados brasileiros, e sua coordenação está sediada em São Paulo. A entrega do prêmio acontecerá em Sessão Solene no Plenário da Câmara em 26 de outubro, dia do nascimento do educador Darcy Ribeiro, que faleceu em 1997. Saiba mais: www.campanhaeducacao.org.br/.


Formação em cidadania e direitos humanos

A ONG Vida Brasil abriu processo seleção para o I Curso de Formação em Cidadania e Direitos Humanos de Pessoas com Deficiência, que será realizado em Salvador (BA) e Fortaleza (CE), de outubro de 2007 a fevereiro de 2008. O objetivo é fortalecer as capacidades de mobilização e intervenção social de organizações de/ou que trabalham com pessoas com deficiência e qualificar seus membros, bem como pessoas atuantes na defesa dos direitos humanos, nos temas dos mecanismos de participação política e de controle social, da acessibilidade, dos direitos humanos das pessoas com deficiência e do gerenciamento de projetos. Além do curso, as entidades receberão apoio no desenvolvimento de projetos.

 

Está prevista também a realização de uma ampla campanha de sensibilização da sociedade sobre direitos das pessoas com deficiência e acessibilidade. A formação é gratuita e irá contemplar cerca de 50 pessoas nas duas cidades. Para participar da seleção, é necessário enviar ficha de inscrição até 1º de outubro, no caso de Salvador, e até o dia 3, para quem estiver em Fortaleza. Mais informações: Salvador –  (71) 3321.4382/4688. E-mail: cursovidabrasil@gmail.com. Fortaleza: (85)3271-826/3827. E-mail: cursosacessibilidade@ gmail.com. Os Editais com informações sobre os documentos necessários, perfil dos participantes e prazos estão disponíveis em: http://www.vidabrasil.org.br/.

 

Assessoria jurídica

Assessoria jurídica gratuita para instituições com demandas que somente um/a advogado/a possa atender. Essa é a função de Nilza Teixeira, advogada voluntária do RioVoluntário (RJ), que atende instituições, sem qualquer custo, na sede da ONG às terças e quintas-feiras, das 10h30 às 13h30. Para obter assessoria, a instituição precisa estar cadastrada no RioVoluntário, o que pode ser feito gratuitamente. Mais informações: (21) 2262-1110, ramal 461. E-mail: instituicao@riovoluntario.org.br. Site: www.riovoluntario.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca