ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

54003/12/2015 a 04/02/2016

Relatório sobre relação entre Organizações da Sociedade Civil e governo é lançado no Brasil

Abong foi responsável por avaliação que mostrou que o País ainda não é um ambiente favorável para a atuação dessas organizações


O relatório brasileiro das Avaliações Nacionais sobre o Ambiente Propício para as Organizações da Sociedade Civil (EENAs, na sigla em inglês) foi lançado este semestre e traz análises sobre o ambiente de atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) brasileiras.

 

Uma iniciativa da CIVICUS World Alliance for Citizen Participation - aliança internacional que trabalha pelo fortalecimento das OSCs no mundo -, o projeto é uma ferramenta de pesquisa que avalia o ambiente jurídico e político da sociedade civil.

 

A pesquisa avalia as relações entre governo e OSCs e reforça a capacidade da sociedade civil reivindicar um ambiente favorável para essa relação.

 

No Brasil, a EENA aconteceu entre novembro de 2014 e maio deste ano e foi realizada pela Abong. Observou-se que ainda não há ambiente propício para as OSCs: a criminalização de organizações que trabalham com direitos humanos ainda é frequente, de acordo com a avaliação no País. Dessa forma, mesmo que as OSCs sejam protegidas juridicamente, ainda há desinteresse por parte de doadores/as e desconhecimento sobre seus trabalhos.

 

De acordo com Vera Masagão, diretora-executiva da Abong e da Ação Educativa, a desconfiança parte da própria sociedade civil sem essa segurança do ambiente jurídico. Ela afirma que a iniciativa é fundamental para a democracia e para a sociedade civil organizada e atuante. “Não existe Estado Democrático sem sociedade civil engajada nos interesses públicos e na implementação de políticas públicas.”

 

A CIVICUS promoveu EENAS em mais 16 países ao redor do mundo. As avaliações de todos eles podem ser acessadas aqui. Para acessar a versão em português da avaliação do Brasil, clique aqui.

 

PALAVRAS-CHAVE

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca