ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

39918/09/2007 a 24/09/2007

Fortaleza promove Semana da Mobilidade Urbana

Muitas e diferentes atividades e ações marcam Fortaleza (CE) desde o dia 16 de setembro, onde acontece, até o dia 23, a Semana da Mobilidade Urbana. O evento é realizado pela Comissão de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Fortaleza, Vida Brasil, AMC, Etufor, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura/CE, Associação dos Cegos e Universidade Federal do Ceará.

Tchaurea Fleury, coordenadora do Projeto de Acessibilidade de Vida Brasil/Fortaleza, relata que a Semana da Mobilidade conta, entre outros, com o Pintando Barreiras, um projeto de Vida Brasil/Salvador, que foi levado à capital do Ceará. “As ações do projeto consistem em pintar barreiras físicas na Praça do Ferreira, que é o ponto central de Fortaleza.” Da mesma forma, destaca que o último dia da Semana (23) culminará com a Passeata dos Surdos, programada para sair da Av. Beira Mar, às 14 horas.

Também como parte da Semana, e para marcar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência – 21 de setembro –, foi realizado, no dia 19, o Seminário Fortaleza Acessível. Os debates tiveram a participação e a presença de autoridades e representações de organizações e movimentos de várias regiões do país. Entre elas, Heron Cordeiro, coordenador do programa de Acessibilidade e Políticas Públicas de Vida Brasil/Unidade Salvador, que falou sobre a experiência de 10 anos da ONG em projetos nas áreas de políticas públicas para pessoas com deficiência (PCD). “Nossa experiência se baseia principalmente na troca de experiências com os grupos que trabalhamos: as pessoas com deficiência e suas entidades. É uma troca entre o saber mais técnico e o saber das pessoas com deficiência na sua vivência prática na cidade.”

Nesse sentido, Vida Brasil lançou neste mês, em Fortaleza, o Projeto Controle Social, Acessibilidade e Cidadania das Pessoas com Deficiência. A iniciativa nasce da experiência de Vida Brasil em Salvador; e de formação política e em gestão de entidades comunitárias, em Fortaleza. O objetivo é trabalhar, em articulação com as entidades que atuam nessa área, para a promoção da acessibilidade e dos direitos das pessoas com deficiência, particularmente na Bahia e no Ceará.

Conforme Tchaurea, o projeto será colocado em prática de três formas: uma grande articulação com as entidades sociais de Fortaleza, para realizar diversas ações, como encontros e seminários; um curso de cinco meses, que acontecerá tanto em Fortaleza quanto em Salvador a partir de outubro, nas áreas de acessibilidade, controle social, direitos das pessoas com deficiência e gestão de projetos; com o financiamento de microprojetos das entidades para a questão da acessibilidade e direitos humanos das PCD. “A importância deste projeto é lutar pelos direitos das pessoas com deficiência e fortalecer a participação das entidades sociais aqui em Fortaleza.”


Site: www.vidabrasil.org.br. E-mail: tchaurea@vidabrasil.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca