ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

39811/09/2007 a 17/09/2007

Tem início o Fórum Mundial de Educação Alto Tietê

Com uma grande marcha cultural, teve início ontem, 12 de setembro, o Fórum Mundial de Educação Alto Tietê (FMEAT), que acontece na cidade de Mogi das Cruzes (SP) até o dia 16. Conforme a organização do encontro, desde que o FME foi criado em 2001, esta é a primeira vez em que 11 municípios, junto com movimentos populares e entidades da sociedade civil, se reúnem para organizar o encontro, que mobiliza tanto educadores/as e educandos/as quanto todos/as que buscam caminhos para uma educação de qualidade como direito universal. O FME é organizado pelo Conselho Internacional, formado por 28 países, contando com uma Secretaria Executiva para todas as suas edições.

O principal objetivo do Fórum, assim como nas edições anteriores – Porto Alegre, São Paulo, Nova Iguaçu (Brasil) Cartagena das Índias (Colômbia), Santiago (Chile), Caracas (Venezuela), Buenos Aires (Argentina) e Córdoba (Espanha) – é contribuir para elaboração da Plataforma Mundial da Educação. A questão ambiental, uma questão latente no Alto Tietê, também será marcada neste Fórum devido à sua importância para o planeta e, em especial, para a região.

Com base no tema Educação: Protagonismo na Diversidade, foram definidos quatro eixos para o FME: 1. Educar para a Sustentabilidade do Planeta; 2. Protagonismo: Responsabilidade Social na Educação Contemporânea; 3. Práticas em Educação: Os Cenários da Diversidade; 4. Políticas Públicas em Educação: Efetivando e Concretizando Direitos?

De acordo com Salete Valesan Camba, integrante da Secretaria Executiva (SE) do Conselho Internacional do FME e diretora de relações institucionais do Instituto Paulo Freire – ONG que coordena a SE juntamente com o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) –, o Fórum tem como ponto central discutir uma temática que é fundamental para as questões sociais: o protagonismo na diversidade.

 

“Ou seja, ações que são desenvolvidas em prol das mudanças. E a diversidade, que é o respeito às diferenças, de qualquer ordem - de gênero, racial, política, religiosa...”, destaca, ressaltando a importância de o processo de construção e organização do FMEAT ter sido assumido por mais de 90 entidades, movimentos e Secretarias municipais de Educação.

Neste primeiro dia de atividades (13), informa Salete, o Fórum recebe 25 mil pessoas e, juntamente com o Fórum Infanto-Juvenil, deve reunir mais de 40 mil participantes em Mogi. “Esperamos que as pessoas venham e participem!”

Saiba mais e participe: www.forummundialeducacao.org.  
E-mail: fmeat@forummundialeducacao.org

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca