ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

39811/09/2007 a 17/09/2007

Pela prática da promoção social comunitária

No período de 3 a 6 de novembro, a Fundação Fé e Alegria realizará, em São Paulo, o seu 38º Congresso Internacional com o tema “Nossa prática de promoção social comunitária”. O encontro visa a  “promover e motivar a reflexão e a sistematização das práticas de promoção social, aprender com elas e renovar a ação de promoção social comunitária”.

Fundada na Venezuela em 1955, Fé e Alegria é um Movimento de Educação Popular Integral e Promoção Social que hoje se encontra em 17 países, cuja ação se dirige aos setores empobrecidos, principalmente crianças e jovens, privilegiando os grupos discriminados por razões raciais, étnicas, culturais, de gênero ou por necessidades especiais.

No Brasil, desde 1981 desenvolve suas ações educativas, formais e não formais, assumindo a proposta de “Educação Popular de Paulo Freire” que, sem dúvida, é um dos paradigmas mais ricos da pedagogia latino-americana contemporânea. A proposta é romper conscientemente com o modelo de educação elitista, colocando-se explicitamente como um movimento de Educação Popular, visando à promoção de uma sociedade mais igualitária, onde cada pessoa possa desenvolver suas capacidades e viver com maior dignidade. Hoje, Fé e Alegria conta com 19 filiais, sediadas em 14 Estados brasileiros.

Os últimos Congressos Internacionais de Fé Alegria enfocaram na reflexão sobre a dimensão pedagógica, ética e política da proposta de Educação Popular do Movimento. No ano passado, em Cochabamba/Bolívia, foi feita uma revisão, à luz da história institucional, da concepção de promoção social, situando-a no momento presente e redefinindo-a no marco da atual realidade. Além disso, promoveu-se uma reflexão das possíveis estratégias e linhas de ação que Fé e Alegria deveria assumir quando se tratar de impulsionar processos de promoção social. Neste ano, a proposta é manter a Promoção Social como assunto central, por se constituir uma referência essencial para a própria identidade do Movimento.

Assim, em 3 de novembro próximo, a partir das 15 horas, no Auditório do Centro Pastoral Santa Fé - São Paulo/SP (Rodovia Anhanguera, Km 25,5), acontecerá o Ato Público do XXXVIII Congresso Internacional de Fé e Alegria. Esta atividade, aberta ao público, inicia a temática do Congresso e destaca sobretudo a experiência do Brasil como parte integrante da Rede Internacional de “Fe y Alegría”. São atividades parte da programação: Painel de debates com o tema Educação e Transformação Social, exposições de artesanatos regionais, performances de música, dança e projeção de filmes e multimídia relativos ao tema de educação popular. Saiba mais e participe: www.feyalegria.org/brasil. (Por Angélica Luz).

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca